Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59648
Tipo: Resumo
Título: Perfil dos atendimentos fisioterapêuticos realizados pelo Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho
Autor(es): Tavares, Maria Larissa Azevedo
Murakawa, Yanka Aparecida Bandeira
Amâncio, Ana Laís Cidade
Almeida, Gabriel Peixoto Leão
Lima, Pedro Olavo de Paula
Palavras-chave: Joelhos;Fisioterapia;Atendimento ambulatorial
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: TAVARES, Maria Larissa Azevedo; MURAKAWA, Yanka Aparecida Bandeira; AMÂNCIO, Ana Laís Cidade; ALMEIDA, Gabriel Peixoto Leão; LIMA, Pedro Olavo de Paula. Perfil dos atendimentos fisioterapêuticos realizados pelo Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Perfil dos atendimentos fisioterapêuticos realizados pelo Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho. (Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho – Cadastro: QA74.2014.PJ.0061) Introdução: O Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho (PAPO-JOELHO) é um projeto de caráter social, educativo e científico que busca prestar serviço de fisioterapia à população com disfunções da articulação do joelho que necessitem de orientações ou intervenções fisioterápicas com foco na prevenção e tratamento. Entre as afecções do sistema musculoesquelético, encontra-se a dor no joelho que possui prevalência global de aproximadamente 20%. Dessa forma, justifica-se a importância dos atendimentos prestados pelo PAPO-JOELHO. Objetivo: Descrever e quantificar os atendimentos realizados pelo PAPO-JOELHO. Metodologia: Os dados foram extraídos das fichas dos pacientes atendidos pelo projeto desde o ano de 2014 até o presente ano. As variáveis mecanismo de lesão, número de atendimentos por paciente, duração do tratamento em meses e número de pacientes que fizeram reavaliação foram utilizadas para a análise estatística. Resultados: O mecanismo de lesão mais prevalente foi o microtraumatismo com, aproximadamente, 40,82%, seguido do traumatismo direto com 32,65% e traumatismo indireto com 26,53%. A média dos atendimentos para cada paciente foi de, aproximadamente, 9,4 ± 10,8 (mín. 1 e máx. 49); o tempo médio de tratamento em meses foi de 2,5 ± 2,9 (mín.0 e máx.11). Apenas 26% dos pacientes fizeram reavaliação. Conclusão: Observou-se que as lesões repetitivas por sobrecarga foram as mais presentes, sendo necessário elaborar estratégias educativas buscando preveni-las. A maioria dos pacientes não passaram por nova avaliação, dessa forma, percebe-se a necessidade de traçar estratégias para garantir a reavaliação deles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59648
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mlatavares.pdf76,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.