Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Aliny Abreu de Sousa-
dc.contributor.authorLuz, Thiago Leonardo de Sena-
dc.date.accessioned2021-07-13T18:39:04Z-
dc.date.available2021-07-13T18:39:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59539-
dc.description.abstractEngineering education in Brazil has undergone several expansion and regulation processes since its inception. As part of this we had in 2019, the approval of the new National Curriculum Guidelines for the Engineering Graduation Course, which seek to improve engineering education in the country. Among the skills and competencies expected by the new guidelines are a holistic view, innovative and entrepreneurial performance, in addition to creativity when it comes to solving problems in the area. The main objective of this work is to highlight how the junior companies at the Russas Campus impact on the development of the skills expected by the guidelines, as well as to understand the correlation of the services provided by Vale J Jr and Inovale Jr and the curricular matrix of their respective courses and the importance of participation in EJ for professional insertion. For the fulfillment of the objectives, quantitative research was carried out through electronic questionnaires, qualitative, through interviews and documentary research. With this publication, it is expected to contribute to the improvement of engineering education, specifically at the Russas Campus of the Federal University of Ceará, to help adapt the political pedagogical projects of the Mechanical, Civil and Production Engineering courses at the Russas Campus and also to understand the importance of the Junior Enterprise Movement for the training of engineers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpresa júniorpt_BR
dc.subjectEnsino de engenhariapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.titleA contribuição das empresas juniores no contexto das novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia - campus Russas, da Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de engenharia no Brasil passou por diversos processos de expansão e regulamentação desde o seu início. Como parte disso tivemos em 2019, a aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia que buscam aprimorar o ensino de engenharia no país. Entre as habilidades e competências esperadas pelas novas diretrizes estão visão holística, atuação inovadora e empreendedora, além da criatividade na hora de resolver problemas da área. O objetivo central deste trabalho é destacar como as empresas juniores do Campus de Russas impactam no desenvolvimento das competências esperadas pelas diretrizes, bem como entender a relação dos serviços prestados pela Vale J Jr e pela Inovale Jr e a matriz curricular de seus respectivos cursos e a importância da participação na EJ para a inserção profissional. Para o cumprimento dos objetivos realizou-se pesquisas quantitativas, por meio de questionários eletrônicos e qualitativas, por meio de entrevistas e pesquisas documentais. Com esta publicação, espera-se contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de engenharia, especificamente no Campus Russas da Universidade Federal do Ceará, auxiliar a adaptação dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e de Produção do Campus Russas e também entender a importância do Movimento Empresa Júnior para uma formação do engenheiro.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_tlsluz.pdf780,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.