Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59487
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Francisco Elton Martins de-
dc.date.accessioned2021-07-12T22:06:54Z-
dc.date.available2021-07-12T22:06:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUZA, Francisco Elton Martins de. Abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 131-145, jan./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2675-8555-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59487-
dc.identifier.urihttp://lattes.cnpq.br/0641326110303277-
dc.identifier.urihttps://orcid.org/0000-0002-5062-0668-
dc.descriptionData de submissão: 31/10/2020 | Data de aprovação: 25/01/2021pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the approaches of the noun clause in exercises and guidance for the teacher, if there are any, of two Portuguese-Language textbooks approved by the National Textbook Program 2018 for distribution in public high schools, all over Brazil. To this end, we rely on Halliday, McIntosh and Strevens’ (1974) grammar teaching approaches, as well as in their echoes found in other authors. The collections analyzed are adopted in public high schools of the state school system of Ceará – Brazil, and were as follows: Português: língua e cultura, by Faraco (2016); and Novas Palavras, by Amaral et al. (2016). To achieve our goal, we analyzed the exercises of noun clauses in each textbook, as well as the teacher's guidance on this grammatical topic, when there were such guidelines. The results show that the authors of Novas Palavras are aware of the current discussion, in the field of Linguistics, about the teaching of grammar, which makes them try to balance the prescriptive, descriptive and productive approaches, as well as to guide the teacher on how to work with the grammatical content addressed in the unit under study. On the other hand, we found out that the author of Português: língua e cultura worries about the balance between grammar teaching approaches, but it is flawed in the guidance given to the teacher, limiting itself to announcing the content of the unit / chapter under study in the part of guidelines to the teacher.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCaderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologiaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectAbordagens de ensino de gramáticapt_BR
dc.subjectOração subordinada substantivapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPortuguese teachingpt_BR
dc.subjectGrammar teaching approachespt_BR
dc.subjectNoun clausept_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleAbordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar as abordagens da oração subordinada substantiva nos exercícios e nas orientações para o professor, quando houver, de dois livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2018 para distribuição em escolas públicas de Ensino Médio, em todo o Brasil. Para tal, fundamentamo-nos nas abordagens de ensino de gramática de Halliday, McIntosh e Strevens (1974), bem como em seus ecos encontrados em outros autores. As coleções pesquisadas são adotadas em escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de ensino do Ceará, e foram as seguintes: Português: língua e cultura, de Faraco (2016); e Novas Palavras, de Amaral et al. (2016). Para o alcance de nosso objetivo, analisamos os exercícios sobre orações subordinadas substantivas, em cada obra, bem como as orientações para o professor no tocante a este tópico gramatical, quando havia tais orientações. Os resultados revelam que os autores de Novas Palavras demonstram consciência das atuais discussões, no âmbito da Linguística, a respeito do ensino de gramática, o que faz com que procurem equilibrar as abordagens prescritiva, descritiva e produtiva, além de orientarem o professor quanto ao trabalho com o conteúdo gramatical abordado na unidade em estudo. Por outro lado, verificamos que o autor de Português: língua e cultura se preocupa com o equilíbrio entre as abordagens de ensino de gramática, mas deixa a desejar quanto às orientações dadas ao professor, limitando-se a anunciar o conteúdo da unidade/capítulo em estudo na parte de orientações ao docente.pt_BR
dc.title.enApproaches of the noun clause in exercises and in guidelines to teacher in High School Portuguese textbookspt_BR
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_femsouza.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.