Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59473
Tipo: | TCC |
Título : | “Flores que nascem em celas”: um relato de experiência sobre o contato como ferramenta na formação de futuros docentes |
Autor : | Santiago, Gabriel Almeida de |
Tutor: | Verola, Christiano Franco |
Palabras clave : | Relato de Experiências.;Educação Prisional.;Contato. |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | SANTIAGO, Gabriel Almeida de. “Flores que nascem em celas”: um relato de experiência sobre o contato como ferramenta na formação de futuros docentes. 2020. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho trata-se de um relato de experiência construído a partir das vivências de um aluno de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, estudante da Universidade Federal do Ceará, ocorridas entre agosto de 2013 e junho de 2019. Neste relato, é explorada a narrativa do meu encontro com a professora e bibliotecária Jovita Alves Feitosa, que por mais de quinze anos coordenou a educação prisional no Estado do Ceará. O relato está focado nos impactos pessoais gerados por esse evento, trazendo reflexões acerca da importância do contato interpessoal como ferramenta na transformação docente. Além disso, são trazidas percepções acerca do ambiente universitário, assim como da importância das experiências na construção do indivíduo. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso aborda experiências com o objetivo de explorar e discutir a importância do contato na vida do educador. |
Abstract: | This paper presents an experience report built around the life of a Biological Sciences degree student, from the Federal University of Ceará, about the happenings occurred between August of 2013 and June of 2019. In this report, the narrative of my encounter with the teacher and librarian Jovita Alves Feitosa, who for more than fifteen years coordinated the prison education in the state of Ceará, is explored alongside with the personal impacts generated by this event, bringing up reflections about the role interpersonal contact plays as a tool in the process of teaching transformation. In addition, perceptions around the college environment are brought, as well as visions about the importance experience represents in the existence of individuals. Therefore, this Final Paper presents experiences with the objective of exploring and discussing the importance of contact in the life of an educator. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59473 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_gasantiago.pdf | 403,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.