Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59447
Tipo: | TCC |
Título : | Percepções do ensino em dança na cena de Fortaleza: Relato de experiências e trajetos de formação nas perspectivas discente e docente |
Autor : | Vasconcelos, Letícia Santos de |
Tutor: | Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da |
Palabras clave : | Formação em dança;Graduação em dança;Políticas públicas |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | Vasconcelos, Letícia Santos de. Título: Percepções do ensino em dança na cena de Fortaleza: Relato de experiências e trajetos de formação nas perspectivas discente e docente. 2021. 62 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Dança)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho é um relato sobre minhas experiências em dança, passando por formações em diferentes espaços públicos, em Fortaleza, nas esferas municipal (CUCA Barra do Ceará, Vila das Artes), estadual (Centro Cultural Bom Jardim, Projeto ABC, Curso Técnico em Dança), e federal (Universidade Federal do Ceará). Destaco a importância desses equipamentos culturais como parte das políticas públicas voltadas para a dança, tanto pelo impacto na vida das pessoas que moram em bairros periféricos e, através de suas ações, acessam a arte, como por abrirem caminhos para uma profissionalização em dança. De aluna a professora de dança, faço uma análise da trajetória formativa, considerando as experiências docentes vivenciadas como aluna da Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), através dos estágios supervisionados, da monitoria no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Dança), bem como eventos acadêmicos na área das artes. São vivências que me permitem retornar ao Centro Cultural Bom Jardim, como professora de dança, e poder participar da reformulação de um projeto pedagógico que ampliou as possibilidades de profissionalização de crianças e adolescentes nas artes, colaborando ativamente para a manutenção das políticas públicas que me beneficiaram. |
Abstract: | This work is an account of my experiences in dance, going through training in different public spaces, in Fortaleza, at the municipal (CUCA Barra do Ceará, Vila das Artes), state (Centro Cultural Bom Jardim, Projeto ABC, Curso Técnico em Dança), and federal (Universidade Federal do Ceará). I highlight the importance of these cultural facilities as part of public policies aimed at dance, both for the impact on the lives of people who live in peripheral neighborhoods and, through their actions, access art, as well as for opening paths for a professionalization in dance. From student to dance teacher, I make an analysis of the formative trajectory, considering the teaching experiences lived as a student of the Degree in Dance of the Universidade Federal do Ceará (UFC), through supervised internships, of monitoring in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-Dança), as well as academic events in the arts. These are experiences that allow me to return to the Centro Cultural Bom Jardim, as a dance teacher, and to be able to participate in the reformulation of a pedagogical project that expanded the possibilities of professionalizing children and adolescents in the arts, actively collaborating for the maintenance of public policies that benefited me. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59447 |
Aparece en las colecciones: | DANÇA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_lsdevasconcelos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.