Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59429
Tipo: TCC
Título: O ensino de educação sexual e a sexualidade na percepção dos futuros docentes de ciências
Autor(es): Lima, Luiz Gustavo Silva Crispim de
Orientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Ensino de ciências;Formação docente;Ensino fundamental
Data do documento: 2020
Citação: LIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de. O ensino de educação sexual e a sexualidade na percepção dos futuros docentes de ciências. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Tendo em vista as intensas discussões no cenário educacional e político sobre o ensino de educação sexual nas escolas, a opinião dos educadores sobre o assunto faz-se relevante. Em consequência disto, constata-se a necessidade de conhecer melhor se os alunos de graduação, futuros professores de Ciências, estão sendo preparados para educar e lidar sobre o tema sexualidade e afins dentro das salas de aula. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa qualitativa sobre o ensino e os desafios da educação sexual e sexualidade nas escolas e nas universidades com o objetivo de conhecer a percepção dos graduandos, que estão na reta final do curso de Ciências Biológicas/Licenciatura-UFC e que já passaram por estágios e programas de bolsas, sobre as questões citadas. Para coleta dos dados, elaborou-se um questionário online do Google Forms, com perguntas objetivas e descritivas que foram posteriormente analisadas para interpretação dos dados e dos discursos dos sujeitos da pesquisa. Diante dos resultados, verifica-se que os estudantes não possuem suporte suficiente durante o curso para se aprofundar no tema de educação sexual. Mesmo já tendo passado pelos estágios, os estudantes ainda percebem que há desafios para ensinar temas ditos polêmicos como a educação sexual, mas afirmam que a educação sexual é necessária em todo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º), o que impõe a constatação de que se precisa aproximar o estudo da educação sexual do estudante de Biologia, para que este possa se sentir mais seguro quando nas salas de aula das escolas.
Abstract: In view of the intense discussions in the educational and political scenario about the teaching of sex education in schools, the opinion of educators on the subject is relevant. Because of this, there is a need to know better if undergraduate students, future science teachers are being prepared to educate and deal with the topic of sexuality and the like within the classrooms. In this context, a qualitative research was carried out on teaching and the challenges of sexuality and sexuality education in schools and universities in order to get to know the perceptions of undergraduate students who are in the final stretch of the Biological Sciences course and who have already participated in internship and scholarship programs on the issues mentioned. For data collection, we used an online questionnaire of Google Forms, with objective and descriptive questions that were later analyzed to interpret the data and the speeches of the research subjects. In view of the results, it appears that students do not have sufficient support during the course to delve into the topic of sexual education. Having already gone through the internships, students still realize that there are challenges to teach so-called controversial topics such as sex education, but they affirm that sex education is necessary throughout Middle School (6th to 9th), which imposes the observation that it is necessary to bring the study of sexual education closer to the student of Biology, so that he can feel more secure when in school classrooms.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59429
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_lgsclima.pdf315,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.