Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59374
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Incorporação de resíduos de etileno acetato de vinila na produção de blocos intertravados de concreto para pavimentação |
Title in English: | Incorporation of vinyl ethylene acetate residue into the production of interlocking concrete blocks for paving |
Authors: | Ribeiro, Francisco Roger Carneiro Moreira, Kelvya Maria de Vasconcelos Marques, Almircélio Sampaio Modolo, Regina Célia Espinosa |
Keywords: | Bloco intertravado;Agregado leve;Etileno acetato de vinila |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | RIBEIRO, Francisco Roger Carneiro; MOREIRA, Kelvya Maria de Vasconcelos; MARQUES, Almircélio Sampaio; MODOLO, Regina Célia Espinosa. Incorporação de resíduos de etileno acetato de vinila na produção de blocos intertravados de concreto para pavimentação. Revista Materia, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar o emprego do resíduo de Etileno Acetato de Vinila (E.V.A), proveniente da indústria calçadista, como agregado leve em substituição parcial ao agregado miúdo natural na produção de blocos intertravados de concreto para pavimentação de calçadas e áreas de passeios de pedestres. Para isso, foram confeccionadas três formulações de concretos contendo resíduos com diferentes porcentagens de substituição em volume e uma formulação de referência (sem resíduo). No estado fresco, realizou-se o ensaio de abatimento do tronco de cone. Já no estado endurecido, fez-se a inspeção visual e a análise dimensional dos blocos, o ensaio de resistência à compressão aos 7, 28 e 56 dias de idade, bem como o ensaio de absorção de água aos 28 e 56 dias. Foi possível concluir que a substituição de agregados miúdos naturais pelo resíduo de E.V.A em determinados percentuais (até 30%) tende a promover elevada perda de resistência mecânica e a limitar o uso dos blocos intertravados para tráfegos com baixas solicitações. Os resultados demonstraram ainda que, embora haja limitações de volume de substituição de agregado natural por E.V.A, a redução de custo de produção torna a aplicação do resíduo tecnicamente e economicamente viável. |
Abstract: | The aim of this research was to evaluate the use of ethylene vinyl acetate (EVA) residue, from the footwear industry, as a lightweight aggregate in partial replacement with the natural kid's aggregate in the production of interlocking concrete blocks for paving sidewalks and walking areas of pedestrians. For this, three concrete formulations containing residues with different percentages of volume substitution and a reference formulation (without residue) were developed. The cone trunk abatement test was performed in the fresh state. In the hardened state, the visual inspection and dimensional analysis of the blocks, the compressive strength test at 7, 28 and 56 days of age, as well as the water absorption test at 28 and 56 days were performed. It was concluded that the substitution of natural minute aggregates by the E.V.A residue in certain percentages (up to 30%) tends to promote high loss of mechanical strength and limit the use of interlocking blocks for low demand traffic. The results also showed that, although there are limitations on the volume of natural agregate substitution per E.V.A, the reduction of production costs makes the application of the waste technically and economically viable. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59374 |
ISSN: | 1517-7076 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DECC - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_frcribeiro.pdf | 353,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.