Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59322
Tipo: TCC
Título: Síntese: uma proposta de sequência pedagógica para ensino de evolução através da dança
Autor(es): Silva, Álife Bruno Sousa da
Orientador: Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Coorientador: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro
Palavras-chave: Ensino de biologia;Arte;Dança;Sequência didática;Evolução
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Álife Bruno Sousa da. Síntese: uma proposta de sequência pedagógica para ensino de evolução através da dança. 2020. 80 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: Através das experiências vivenciadas no período da infância e da adolescência, pudemos notar um contraste entre os sentimentos que o ambiente familiar e escolar despertava em relação a ciência. Enquanto o primeiro era incentivador e fazia com que ela fosse vista de forma fascinante, o segundo a transformava em algo chato e entediante. O ingresso no ensino superior foi decisivo para a compreensão da origem desse sentimento. Este evento foi igualmente importante para a busca de uma forma de superá-lo. Compreendendo o método tradicional de ensino como a principal origem desta percepção, nos propomos a investigar a contribuição da Dança para a prática docente do Professor de biologia. Assim, temos como objetivo geral: Explicitar a contribuição da dança para a prática docente do professor de biologia no ensino da evolução. E como objetivos específicos: Identificar os pontos de complementaridade entre a arte, especificamente a dança, e a ciência; Explicitar como a dança possibilita uma melhoria na prática pedagógica do professor de biologia, permitindo um desenvolvimento integral dos alunos; Propor uma sequência didática que utiliza a dança como mediadora do ensino de evolução. Propor uma sequência que possa ser utilizada como ponto de partida para o estudo de outras áreas. Em razão das vivências proporcionadas pelo Programa de Educação Tutorial - Biologia/UFC foi possível realizar as primeiras investigações. Dentro deste programa, nos foi solicitado a criação de uma atividade de ensino de botânica para ser aplicada no Curso de Férias de 2017. Essa atividade foi então desenvolvida sob a influência de experiências artísticas e teóricos da educação de diversas linhas de pensamento. A aula criada tinha como objetivo ensinar botânica através do uso da dança. No fim desta aula notou-se um grande interesse por parte dos alunos, bem como uma melhora no aprendizado. As revisões bibliográficas realizadas naquele período e também agora nos mostrou poucos resultados voltados para o uso da dança como mediador do ensino de biologia. Estas experiências serviram como base para o desenvolvimento da proposta de sequência didática relatada aqui. Os elementos presentes na proposta metodológica se inspiram nos conhecimentos construídos por teóricos construtivistas como Piaget e Wallon e da psicologia histórico cultural como Vigotski. O método divide cada etapa em Atos voltados para proporcionar ao aluno momentos de inquietação, interação e reflexão. O primeiro ato visa dar ao professor uma noção sobre o que os estudantes já sabem sobre o assunto e fazer com que eles comecem a fazer questionamentos sobre a evolução. No segundo ato os alunos criam improvisos em cima da coreografia ensinada pelo professor, adaptando-a para a área e os obstáculos nela inseridos. Estes elementos são analogias para, respectivamente, o seu habitat e as pressões ambientais. Já no terceiro e último ato é oportunizado aos estudantes um momento de debate em que poderão construir coletivamente alguns conceitos relativos à evolução biológica. O Professor entra aqui como um mediador que proporciona a soma de seus conhecimentos científicos àqueles já possuídos pelos alunos e àqueles construídos em aula, culminando na síntese de um novo conhecimento.
Abstract: Through the experiences of childhood and adolescence, we could see a contrast between the feelings that the family and the school environment aroused in relation to science. While the first was encouraging and looked fascinating, the second made it boring. Entry into higher education was decisive for understanding the origin of this feeling. This event was equally important in the search for a way to overcome it. Understanding the traditional teaching method as the main source of this perception, we propose to investigate the contribution of Dance to the teaching practice of the Biology Teacher. Thus, we have as a general objective: To explain the contribution of dance to the educational practice of the biology educator in the teaching of evolution.And as specific objectives: Identify points of complementarity between art, specifically dance, and science; Explain how dance allows an improvement in the pedagogical practice of the biology teacher, allowing an integral development of the students; Propose a didactic sequence that uses dance as a mediator in the teaching of evolution. Propose a sequence that can be used as a starting point for the study of other areas. Due to the experiences provided by the Tutorial Education Program - Biology / UFC it was possible to carry out the first investigations. Within this program, we were asked to create a teaching activity on botany to be applied in the 2017 Vacation Course. This activity was then developed under the influence of artistic experiences and educational theorists with different lines of thought. The class created was designed to teach botany through the use of dance. At the end of this class, there was a great interest on the part of the students, as well as an improvement in learning. The bibliographic reviews carried out at that time and now also showed us few results focused on the use of dance as a mediator in the teaching of biology. These experiences served as a basis for the development of the didactic sequence proposal reported here. The elements present in the methodological proposal are inspired by the knowledge constructed by constructivist theorists such as Piaget and Wallon and by historical cultural psychology such as Vigotski. The method divides each stage into Acts aimed at providing students with moments of restlessness, interaction, and reflection. The first act aims to give the teacher a sense of what students already know about the subject and get them to start asking questions about evolution. In the second act, students create improvisations based on the choreography taught by the teacher, adapting it to the area and the obstacles inserted in it. These elements are analogies for, respectively, their habitat and environmental pressures. In the third act, students are offered a moment of debate in which to collectively construct some concepts related to biological evolution. The teacher enters here as a mediator who provides a sum of his scientific knowledge to those already possessed by the students and those built in class, culminating in the synthesis of new knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59322
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_abssilva.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.