Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59318
Tipo: TCC
Título: Uma trajetória na busca da transdisciplinaridade – narrativa autobiográfica de um licenciando em Ciências Biológicas
Autor(es): Lima, Gabriel Chagas de.
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa
Palavras-chave: Narrativa autobiográfica;Formação docente;Transdisciplinaridade
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Gabriel Chagas de. Uma trajetória na busca da transdisciplinaridade – narrativa autobiográfica de um licenciando em Ciências Biológicas. 2018. 101 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: As discussões sobre educação são fundamentais para traçar novos horizontes para aquilo que pensamos e queremos como parte da sociedade. Dessa forma, o compartilhamento de experiências e de visões de mundo torna-se um instrumento preciso na busca de fornecer a um debate materiais de ação e reflexão para os indivíduos com seus entendimentos pessoais. Desse modo, se faz necessário refletir sobre os caminhos formativos que estamos tomando e traçar novas perspectivas de ação prática, apoiando-se em alguns dos pressupostos teóricos de Morin, Freire e Nóvoa. O objetivo geral deste trabalho é relatar as conexões entre minha trajetória de vida, formação docente e transdisciplinaridade a partir de uma experiência. Em virtude de a pesquisa ter esse caráter descritivo e atemporal, optei por utilizar a autobiografia como coluna estruturante do trabalho para permitir colocações e exposições relevantes assimiladas ao longo do tempo por mim, através das experiências pessoais. Bueno (2002) fala que através da autobiografia temos acesso a um maior nível de subjetividade, corroborando para a construção de conhecimento científico do sistema social. Além disso, aborda o processo de construção de ideias e conceitos através de uma exposição de vivências percorridas pelo autor/objeto. Para Bruno (2014) a fotobiografia é um conceito alinhado às narrativas humanas que convida o leitor para além da ilustração, mas para o pensar histórias visuais recheadas de significações. Assim iniciamos a narrativa autobiográfica adentrando em ambientes formativos: Escola, Universidade, laboratórios, monitoria, PIBID, projeto de extensão, ONG e intercâmbio. Cada período traz consigo uma série de experiências que trarão também reflexões à respeito. O diálogo das experiências com a atual estrutura curricular do curso também é necessário, analisando tal documento e suas propostas, é possível observar um perfil de profissional formado pelo Curso de Ciências Biológicas com uma abordagem transdisciplinar, atuando desde os aspectos técnicos e ambientais, até os sociopolíticos. A busca pela qualidade de vida é seu grande dever, considerando não somente o ser humano, mas toda a biodiversidade existente. É necessário entender que a prática transdisciplinar não surge do nada, ou de uma súbita formação, ela passa a existir por consecutivas exposições do pesquisador em diferentes situações da vida, é no contato com outras realidades e experiências diversas que a abordagem transdisciplinar se constrói. Daí a importância do enfoque na trajetória, por ela ser basicamente a sucessão de experiências de vida de uma pessoa.
Abstract: The discussions about education are fundamental to draw new horizons for what we think and want as part of society. In this way, sharing experiences and world views becomes an accurate instrument in the search to provide a discussion of action and reflection materials for individuals with their personal understandings. Thus, it is necessary to reflect on the formative paths that we are taking to draw new perspectives of practical action, relying on some of the theoretical assumptions of Morin, Freire and Nóvoa. The general objective of this work is to report the connections between my life trajectory, teacher training and transdisciplinarity based on an experience. Because the research has this descriptive and timeless character, I chose to use autobiography as the structuring column of the work to allow relevant placements and expositions assimilated over time by me, through personal experiences. Bueno (2002) says that through autobiography we have access to a higher level of subjectivity, corroborating the construction of scientific knowledge of the social system. In addition, it addresses the process of constructing ideas and concepts through an exposition of experiences covered by the author / object. For Bruno (2014) the photobiography is a concept aligned with human narratives that invites the reader beyond the illustration, but to think of visual histories full of meanings. Thus we began the autobiographical narrative entering educational environments: school, university, laboratories, monitoring program, PIBID, extension project, NGO and exchange program. Each period brings with it a series of experiences that will also bring reflections about it. The dialogue of the experiences with the current curricular structure of the course is also necessary, analyzing this document and its proposals, it is possible to observe a professional profile formed by the Biological Sciences degree with a transdisciplinary approach, working from the technical and environmental aspects, to the sociopolitical one. The quest for quality of life is its great duty, considering not only the human being, but all the existing biodiversity. It is necessary to understand that the transdisciplinary practice does not arise from nothing, or from a sudden formation, it comes to exist by consecutive expositions of the researcher in different situations of life, it is in the contact with other realities and diverse experiences that the transdisciplinary approach is constructed. Hence the importance of focusing on the trajectory, because it is basically the succession of life experiences of a person.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59318
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_gclima.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.