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Tipo: TCC
Título : A influência do álcool na recombinação de repertórios
Título en inglés: The influence of alcohol on repertoire recombination
Autor : Nascimento Junior, Francisco Edimar
Tutor: Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
Palabras clave : Recombinação de repertórios;Álcool;Criatividade;Psicofarmacologia Comportamental
Fecha de publicación : 2021
Citación : NASCIMENTO JUNIOR, Francisco Edimar. A influência do álcool na recombinação de repertórios. Orientadora: Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu. 2021. 22 f. TCC (Graduação em Psicologia) - Curso de Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O consumo de bebidas alcoólicas ocorre de forma recorrente em diversas regiões e culturas de modo que o início do consumo desta substância ocorre em diversas faixas etárias e perdura por diferentes períodos da vida do sujeito. Nesse sentido, objetivou-se estudar os efeitos do consumo de álcool, sobre processos como criatividade e resolução de problemas, além de colocar em análise o modelo experimental de recombinação de repertórios. Os sujeitos experimentais consistiam em catorze ratos albinos (Rattus norvegicus) machos da linhagem Wistar, sem experiência prévia nas atividades de cavar e escalar. O procedimento consistiu em quatro fases: 1) quatro sessões de habituação, onde os animais tiveram acesso ao cereal Froot Loops; 2) pré-teste de recombinação, onde todos os animais foram colocados por dez minutos na situação problema; 3) treinos das respostas pré-requisito, onde foram modeladas as respostas de cavar e escalar; e 4) teste, onde os animais foram novamente submetidos a situação problema. Destaca-se que antes da fase 1 os sujeitos experimentais foram divididos de forma aleatória em dois grupos: Grupo Controle - GC e Grupo Álcool Agudo - GAA. A administração da dose aguda de álcool no GAA ocorreu oralmente via gavagem, na dose de 3g/kg de álcool a 50%, 30 minutos antes da sessão de teste. No Grupo Controle, foi administrado, oralmente via gavagem, 1ml/kg de água, 30 minutos antes da sessão de teste. Observou-se que na fase de habituação o GC consumiu, em média, 7,64 (DP = 5) Froot Loops® por sessão e o GA consumiu, em média, 10,32 (DP = 3,63) cereais por sessão. Durante a sessão de pré-teste nenhum dos animais resolveram a situação problema. Referente ao treino das respostas de escalar e cavar obteve-se que o GC atingiu o critério de aprendizagem em 4 sessões e o GA atingiu o critério de aprendizagem, em média, 4,57 (DP = 0,967) sessões, sendo que na resposta de cavar o GC atingiram critério de aprendizagem, em média, em 15,43 (DP = 3,259) sessões e o GA atingiu critério de aprendizagem, em média, em 15,71 (DP = 2,870) sessões. Referente à fase de teste, observou-se que seis animais do GC emitiram a cadeia de resposta cavar-escalar, sendo que apenas três animais do GAA emitiram a resposta esperada. Observa-se que o grupo GAA apresentou menor taxa de resolução na sessão de teste, quando comparado ao GC, podendo-se supor que esta diferença tenha ocorrido por uma influência do uso agudo do álcool durante a sessão de teste.
Abstract: The consumption of alcoholic beverages occurs recurrently in different regions and cultures so that the beginning of consumption of this substance occurs in different age groups and lasts for different periods of the subject's life. In this sense, the objective was to study the effects of alcohol consumption, on processes such as creativity and problem solving, in addition to putting into analysis the experimental model of recombination of repertoires. The experimental subjects consisted of fourteen male albino rats (Rattus norvegicus) of the Wistar lineage, with no previous experience in the activities of digging and climbing. The procedure consisted of four phases: 1) four habituation sessions, where the animals had access to the Froot Loops cereal; 2) recombination pre-test, where all animals were placed for ten minutes in the problem situation; 3) training of the prerequisite responses, where the digging and climbing responses were modeled; and 4) test, where the animals were again subjected to a problem situation. It is noteworthy that before phase 1, the experimental subjects were randomly divided into two groups: Control Group - CG and Acute Alcohol Group - GAA. The administration of the acute alcohol dose in GAA occurred orally via gavage, in the dose of 3g / kg of 50% alcohol, 30 minutes before the test session. In the Control Group, 1ml / kg of water was administered orally via gavage 30 minutes before the test session. It was observed that in the habituation phase the CG consumed, on average, 7.64 (SD = 5) Froot Loops® per session and the GA consumed, on average, 10.32 (SD = 3.63) cereals per session. During the pre-test session, none of the animals solved the problem situation. Regarding the training of climbing and digging responses, it was found that the CG reached the learning criterion in 4 sessions and the GA reached the learning criterion, on average, 4.57 (SD = 0.967) sessions, being that in the response of digging the CG reached the learning criterion, on average, in 15.43 (SD = 3.259) sessions and the GA reached the learning criterion, on average, in 15.71 (SD = 2.870) sessions. Regarding the test phase, it was observed that six animals in the GC emitted the cavar-scalar response chain, with only three animals from the GAA emitting the expected response. It is observed that the GAA group presented a lower resolution rate in the test session, when compared to the CG, and it can be assumed that this difference occurred due to an influence of the acute use of alcohol during the test session.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59205
Aparece en las colecciones: PSICOLOGIA - Monografia

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