Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59083
Type: | Dissertação |
Title: | Escolha profissional e escola pública: um olhar através da micropolítica cotidiana |
Title in English: | Professional choice and public school: a view through the daily micropolitics |
Authors: | Barros, Emanuele Eulália da Silva |
Advisor: | Miranda, Luciana Lobo |
Keywords: | Orientação profissional;Escolas públicas;Ambiente escolar |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | BARROS, Emanuele Eulália da Silva. Escolha profissional e escola pública: um olhar através da micropolítica cotidiana. Orientadora: Luciana Lobo Miranda. 2021. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As questões relativas aos novos delineamentos nas trajetórias profissionais são apenas parte de um conjunto maior de realidades as quais os jovens das sociedades atuais estão imersos. O processo vivenciado por estudantes de escolas públicas brasileiras durante o período de escolha profissional vem sido pouco retratado na literatura. O objetivo geral desse estudo é problematizar sobre os tensionamentos envolvidos no processo de escolha profissional de alunos do ensino médio de uma escola pública, tendo como objetivos específicos: Analisar a produção discursiva acerca da escolha profissional; Discutir as influências dos aspectos socioeconômicos, familiares e os relativos às relações dos jovens consigo para as escolhas profissionais; Mapear práticas institucionais em torno das possibilidades incentivadas aos estudantes após a finalização da fase escolar. A metodologia que fundamenta este estudo é a pesquisa-intervenção. Através de um curso de extensão, vinculado a uma pesquisa guarda-chuva, de forma colaborativa, foi proposto que os próprios alunos do segundo ano do ensino médio atuassem como pesquisadores, tendo a oportunidade de pesquisar sobre temas que os interessava no contexto dentro da micropolítica do cotidiano escolar. Dentre as questões escolhidas, esteve presente o campo da escolha profissional, no entanto os relatos iam para além da escolha em si, por profissão A ou B. Os dados construídos estiveram relacionados aos tensionamentos vivenciados pelos jovens acerca do processo de escolha profissional. Tais tensões abrangem o campo das relações dos jovens com do cotidiano escolar, com suas condições socioeconômicas e familiares, e a relação destes alunos consigo mesmo. |
Abstract: | The issues relating to new outlines in the professional trajectories are only part of a larger set of realities in which young people in today's societies are immersed. The process experienced by students of Brazilian public schools during the period of professional choice has been little studied in the literature. The general objective of this study is to discuss the tensions involved in the process of professional choice of high school students in a public school, having as specific objectives: Analyzing the discursive production about professional choice; Discuss the influences of socioeconomic and family aspects and those related to young people's relationships with them for professional choices; Map institutional practices around the possibilities encouraged to students after the end of the school phase. The methodology that underlies this study is research-intervention. Through an extension course, linked to an umbrella research, in a collaborative way, it was proposed that the students of the second year of high school act as researchers, having the opportunity to research on topics that interested them in the context of the micropolitics of school rotine. Among the questions chosen, the field of professional choice was present, however the reports went beyond the choice itself, by profession A or B. The constructed data were related to the tension experienced by young people about the process of professional choice. Such tensions cover the field of young people's relationships with school rotine, with their socioeconomic and family conditions, and the relationship of these students with themselves. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59083 |
Appears in Collections: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_eesbarros.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.