Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59076
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Marcelo Mateus de | - |
dc.contributor.author | Ximenes, Arthur Prado | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-18T11:28:57Z | - |
dc.date.available | 2021-06-18T11:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | XIMENES, A. P. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59076 | - |
dc.description | XIMENES, A. P. A Formação para a prática da regência musical no Curso de Licenciatura em Música da UFC - Campus Sobral: considerações a partir do Currículo 2011.1. 2020. 57f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main/objective of this academic work is to understand the training of students in Music Conducting in the Music Course at the Federal University of Ceará (UFC) Campus Sobral, enrolled between 2013 and 2018 and who experienced the 2011.1 curriculum. The methodology is a qualitative research that produces results not achieved through statistical procedures or other means of quantification (DA SILVA and MENEZES 2001). With a single, but effective and direct question, we asked the students: “How does the UFC Campus Sobral Music Course enable you to exercise musical conductance?” Research participants indicated that the course has a good background in conducting and music in general and that this conducting learning encompasses and goes beyond the Conducting Disciplines themselves, such as Instrumental Practices and Choirs, Musical Groups and University Extensions. However, the research detected some gaps in the conducting training pointed out by a part of the students. We believe that the change in the 2020.1 curriculum of the Music Course will be beneficial and will tend to solve the problems pointed out in the 2011.1 curriculum. The new curriculum promises changes that include: reformulation of the conducting axis, better linking theory with the effective practice of conducting in front of musical groups; a great potential for interconnection with the University Extension through artistic-musical projects; a better interconnection between the disciplines of the Music Course, in particular the Language and Musical Structuring axis - one of the bases for musical conductance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação musical | pt_BR |
dc.subject | Formação em música | pt_BR |
dc.title | A Formação para a prática da regência musical no Curso de Licenciatura em Música da UFC - Campus Sobral: considerações a partir do Currículo 2011.1. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho acadêmico é compreender a formação dos discentes em Regência Musical no Curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus Sobral, matriculados entre 2013 e 2018 e que vivenciaram o currículo 2011.1. A metodologia trata-se de uma pesquisa qualitativa que produz resultados não alcançados através de procedimentos estatísticos ou outros meios de quantificação (DA SILVA e MENEZES 2001). Com uma pergunta única, porém eficaz e direta perguntamos para os discentes: “Como o Curso de Música UFC Campus Sobral lhe capacita para o exercício da regência musical?” Os participantes da pesquisa indicaram que o curso possui uma boa formação para regência e musical em geral e que esse aprendizado de regência abrange e vai além das próprias Disciplinas de Regência como Práticas Instrumentais e Corais, Grupos Musicais e Extensões Universitárias. Porém, a pesquisa detectou algumas lacunas na formação em regência apontadas por uma parte dos discentes. Avaliamos que a mudança no currículo 2020.1 do Curso de Música será benéfica e tende a sanar os problemas apontados no currículo 2011.1. O novo currículo promete mudanças que incluem: reformulação do eixo de regência, interligando melhor a teoria com a prática efetiva da regência frente a grupos musicais; um grande potencial de interligação com a Extensão Universitária através dos projetos artístico-musicais; uma melhor interligação entre as disciplinas do Curso de Música, em especial o eixo de Linguagem e Estruturação Musical – uma das bases para a regência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_apximenes.pdf | XIMENES, A. P. A Formação para a prática da regência musical no Curso de Licenciatura em Música da UFC - Campus Sobral: considerações a partir do Currículo 2011.1. 2020. 57f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2020. | 925,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.