Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58952
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da eficácia da formação discente no Curso de Extensão da Casa de Cultura Hispânica da UFC na perspectiva dos egressos
Autor : Nunes, Francisco Hélio Pinheiro
Tutor: Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palabras clave : Língua espanhola - Estudo e ensino;Avaliação educacional;Eficácia no ensino
Fecha de publicación : 2021
Citación : NUNES, Francisco Hélio Pinheiro. Avaliação da eficácia da formação discente no Curso de Extensão da Casa de Cultura Hispânica da UFC na perspectiva dos egressos. Orientadora: Maria do Socorro de Sousa Rodrigues. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Estudo sobre a avaliação da eficácia da formação em língua espanhola ofertada pelo Curso de Extensão da Casa de Cultura Hispânica da UFC que tem como perfil do egresso um utilizador independente do espanhol como língua estrangeira (ELE). A avaliação é um dos temas de maior atualidade e importância e a com egressos é uma ferramenta que propicia o controle da legitimidade e credibilidade da Instituição, sendo, pois, susceptível de contribuir positivamente para sanar as possíveis deficiências e estabelecer melhorias para o curso. A presente pesquisa demandou responder ao questionamento: – Qual a eficácia da formação discente do Curso de Extensão da Casa de Cultura Hispânica da UFC quanto às metas estabelecidas e os resultados propostos pelo Projeto de Extensão? Para respondê-lo, teve com objetivo geral avaliar a eficácia da formação discente do Curso de Extensão da Casa de Cultura Hispânica da UFC a partir da análise das metas estabelecidas e dos resultados propostos pelo Projeto de Extensão. Realizou-se, portanto, uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, com 109 egressos de 2017 a 2019, onde foram avaliadas as quatro habilidades comunicativas – ler, escrever, escutar e falar – conforme o estabelecido no Quadro Comum Europeu de Referências para as Línguas – Nível B2, com base na aplicação de um questionário por meio da Plataforma do Google Drive. Com o estudo, pretendeu-se identificar se o perfil do egresso está condizente com o Projeto do Curso de Extensão sob arrimo da identificação de fatores, como a qualidade do ensino e a qualificação dos docentes, passíveis de interferir na eficácia da formação discente. O quantitativo de 70 participantes, ou seja, 64,2% da amostra, concordou totalmente com que se reconhece ao final do curso como utilizador independente do ELE; o total de 27 participantes, ou seja, 24,8% da amostra, concordou; o contingente de 8 participantes, ou seja, 7,3% da amostra, discordou; 4 participantes, ou seja, 3,7% da amostra, discordaram totalmente. O quantitativo de 89 participantes, ou seja, 81,6% da amostra, apontou a interferência de fatores positivos na eficácia da formação e o quantitativo de 20 participantes, ou seja, 18,4% da amostra, apontou a interferência de fatores negativos. Constatou-se que o objetivo da pesquisa-dissertação foi alcançado, porquanto restou comprovado o fato de que os objetivos do Projeto do Curso de Extensão foram atendidos, mostrando, pois, a sua eficácia.
Abstract: Estudio sobre la evaluación de la eficacia de la formación en lengua española ofrecida por el Curso de Extensión de la Casa de Cultura Hispánica de UFC que tiene como perfil del egresado un usuario independiente del español como lengua extranjera (ELE). La evaluación es uno de los temas de más actualidad e importancia y la con los egresados es una herramienta que proporciona el control de la legitimidad y credibilidad de la Institución, y es susceptible de contribuir positivamente a remediar las posibles deficiencias y establecer mejoras para el curso. La presente investigación intentó contestar al cuestionamiento: – ¿Cuál es la eficacia de la formación discente del Curso de Extensión de la Casa de Cultura Hispánica de UFC en cuanto a las metas establecidas y a los resultados propuestos por el Proyecto de Extensión? Por lo tanto, se llevó a cabo una investigación de campo, con un enfoque cuantitativo-cualitativo, con (109) egresados de 2017 a 2019, donde se evaluaron las cuatro habilidades comunicativas –lectura, escritura, escucha y habla – según lo establecido en el Marco Común Europeo de Referencias para las Lenguas – Nivel B2 con base en la aplicación de un cuestionario por medio de la Plataforma Google Drive. Con el estudio, se pretendió identificar si el perfil del egresado está apropiado al Proyecto del Curso de Extensión, bajo apoyo de la identificación de factores, como la calidad de la enseñanza y la calificación de los profesores, susceptibles de interferir en la eficacia de la formación de los estudiantes. El cuantitativo de 70 participantes, es decir, el 64,2% de la muestra, concordó totalmente con que se reconoce al final del curso como un utilizador independiente de ELE; el total de 27 participantes, es decir, el 24,8% de la muestra, concordó; el contingente de 8 participantes, es decir, el 7,3% de la muestra, discordó; 4 participantes, es decir, el 3,7% de la muestra, discordaron totalmente. El cuantitativo de 89 participantes, es decir, el 81,6% de la muestra, señaló la interferencia de factores positivos en la eficacia de la formación y el cuantitativo de 20 participantes, es decir, el 18,4% de la muestra, señaló la interferencia de factores negativos. Se constató que el objetivo de la investigación-memoria fue logrado, puesto que se comprobó el hecho de que los objetivos del Proyecto del Curso de Extensión fueron atendidos, mostrando, por tanto, su eficacia.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58952
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_fhpnunes.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.