Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58897
Tipo: TCC
Título : Memória, pertencimento e reapropriação da memória cultural nacional - Projeto Visual da Coleção de Bonecas "Conori".
Autor : Sales, Marden da Costa
Tutor: Queiroz, Cyntia Tavares Marques de
Palabras clave : Lendas;Identidade Visual;Branding;Folclore brasileiro;Brinquedo;Trabalho prático;Bonecas
Fecha de publicación : 2021
Citación : SALES, Marden da Costa. Memória, pertencimento e reapropriação da memória cultural nacional - Projeto Visual da Coleção de Bonecas "Conori". Orientadora: Cyntia Tavares Marques de Queiroz. 2021. 47 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Este projeto apresenta uma proposta de identidade visual para uma linha fictícia de bonecas baseadas no folclore brasileiro para a fabricante MattelTM. O objetivo dessa criação é dar mais notoriedade às lendas e histórias nacionais, que não são tão valorizadas no dia a dia, quanto criaturas de outros países, como vampiros e múmias. Metodologicamente, realizou-se pesquisa com referenciais teóricos referentes ao folclore e à cultura, sobretudo as relações entre o brincar e o brinquedo; pesquisas junto às marcas de bonecas, para seleção do modelo que melhor se enquadraria ao projeto; e pesquisa de diferentes metodologias projetuais adequadas ao projeto de identidade visual, dentre as quais optamos pelo Design Thinking. Os resultados apontam possibilidades de reapropriação da cultura nacional em brinquedos.
Abstract: This project presents a visual identity proposal for a fictional line of dolls based on Brazilian folklore for the manufacturer MattelTM. The purpose of this creation is to give more prominence to national legends and stories, which are not as valued in daily life, as creatures from other countries, such as vampires and mummies. Methodologically, research was carried out with theoretical references referring to folklore and culture, especially the relationships between playing and toys; surveys with doll brands to select the model that would best fit the project; and research of different design methodologies suitable for the visual identity project, among which we opted for Design Thinking. The results point to possibilities of reappropriating the national culture in toys.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58897
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_mcsales.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.