Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58857
Type: TCC
Title: Funk na escola: tensões entre arte e ensino na EEMTI Senador Fernandes Távora
Authors: Soeiro Júnior, Edinaldo Meireles
Advisor: Silva, Thaís Gonçalves Rodrigues da
Keywords: Funk;Dança na escola;Artista-docente;Dança no contexto
Issue Date: 2020
Citation: SOEIRO JÚNIOR, Edinaldo Meireles. Funk na escola: tensões entre arte e ensino na EEMTI Senador Fernandes Távora. 2021. 92f. TCC (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho propõe um diálogo em torno da presença do funk no contexto escolar, buscando a articulação entre os saberes dessa dança, compartilhados pelos alunos, em oposição à vontade da gestão escolar de que esse gênero de dança, considerada “imoral”, fizesse parte do currículo. Instigado pelas ideias de Isabel Marques (2001; 2007) e sua metodologia da Dança no contexto; de Thaís Gonçalves (2014), diferenciando as abordagens de ensino tradicional e pós-crítica; e Larissa Marques e Renata Otelo (2018), que investigam os atritos do funk no ambiente escolar; este é um estudo que narra experiências artísticas e pedagógicas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Fernandes Távora, em Fortaleza (Ceará). De que maneira é possível mudar a percepção sobre corpos, dança e comportamentos sociais e culturais a partir do contexto dos alunos? Como ampliar as referências de mundo pela linha de interesse dos alunos, discutindo temáticas sexistas, racistas, machistas, homofóbicas e transfóbicas por meio do funk midiático? Como subverter a lógica da mídia a partir de uma abordagem de ensino póscrítica, que considera por quem, para quê, onde, com quem e por que certos conteúdos são escolhidos como conteúdos pedagógicos? Da sala de aula à exigência de compor coreograficamente para eventos e festividades da escola, este é o relato de como foi possível relações docentes e discentes por meio do funk e do brega-funk.
Abstract: This work proposes a dialogue around the presence of funk in the school context, seeking to articulate the knowledge of this dance, shared by the students, in opposition to the will of the school management that this dance genre, considered “immoral”, was part of the curriculum. Instigated by the ideas of Isabel Marques (2001; 2007) and her methodology of Dance in the context; Thaís Gonçalves (2014), differentiating between traditional and post-critical teaching approaches; and Larissa Marques and Renata Otelo (2018), who investigate the friction of funk in the school environment; this is a study that narrates artistic and pedagogical experiences at the Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Fernandes Távora, in Fortaleza (Ceará). How is it possible to change the perception of bodies, dance and social and cultural behaviors from the students' context? How to expand world references by the students' line of interest, discussing sexist, racist, sexist, homophobic and transphobic themes through media funk? How to subvert the logic of the media from a post-critical teaching approach, which considers by whom, for what, where, with whom and why certain contents are chosen as pedagogical content? From the classroom to the requirement to compose choreographically for school events and festivities, this is the account of how it was possible to have teacher and student relationships through funk and brega-funk.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58857
Appears in Collections:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_tcc_emsoeirojúnior.pdf444,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.