Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Thaís Gonçalves Rodrigues da-
dc.contributor.authorSoeiro Júnior, Edinaldo Meireles-
dc.date.accessioned2021-06-08T17:19:16Z-
dc.date.available2021-06-08T17:19:16Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOEIRO JÚNIOR, Edinaldo Meireles. Funk na escola: tensões entre arte e ensino na EEMTI Senador Fernandes Távora. 2021. 92f. TCC (Graduação em Dança-Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58857-
dc.description.abstractThis work proposes a dialogue around the presence of funk in the school context, seeking to articulate the knowledge of this dance, shared by the students, in opposition to the will of the school management that this dance genre, considered “immoral”, was part of the curriculum. Instigated by the ideas of Isabel Marques (2001; 2007) and her methodology of Dance in the context; Thaís Gonçalves (2014), differentiating between traditional and post-critical teaching approaches; and Larissa Marques and Renata Otelo (2018), who investigate the friction of funk in the school environment; this is a study that narrates artistic and pedagogical experiences at the Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Fernandes Távora, in Fortaleza (Ceará). How is it possible to change the perception of bodies, dance and social and cultural behaviors from the students' context? How to expand world references by the students' line of interest, discussing sexist, racist, sexist, homophobic and transphobic themes through media funk? How to subvert the logic of the media from a post-critical teaching approach, which considers by whom, for what, where, with whom and why certain contents are chosen as pedagogical content? From the classroom to the requirement to compose choreographically for school events and festivities, this is the account of how it was possible to have teacher and student relationships through funk and brega-funk.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFunkpt_BR
dc.subjectDança na escolapt_BR
dc.subjectArtista-docentept_BR
dc.subjectDança no contextopt_BR
dc.titleFunk na escola: tensões entre arte e ensino na EEMTI Senador Fernandes Távorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho propõe um diálogo em torno da presença do funk no contexto escolar, buscando a articulação entre os saberes dessa dança, compartilhados pelos alunos, em oposição à vontade da gestão escolar de que esse gênero de dança, considerada “imoral”, fizesse parte do currículo. Instigado pelas ideias de Isabel Marques (2001; 2007) e sua metodologia da Dança no contexto; de Thaís Gonçalves (2014), diferenciando as abordagens de ensino tradicional e pós-crítica; e Larissa Marques e Renata Otelo (2018), que investigam os atritos do funk no ambiente escolar; este é um estudo que narra experiências artísticas e pedagógicas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Fernandes Távora, em Fortaleza (Ceará). De que maneira é possível mudar a percepção sobre corpos, dança e comportamentos sociais e culturais a partir do contexto dos alunos? Como ampliar as referências de mundo pela linha de interesse dos alunos, discutindo temáticas sexistas, racistas, machistas, homofóbicas e transfóbicas por meio do funk midiático? Como subverter a lógica da mídia a partir de uma abordagem de ensino póscrítica, que considera por quem, para quê, onde, com quem e por que certos conteúdos são escolhidos como conteúdos pedagógicos? Da sala de aula à exigência de compor coreograficamente para eventos e festividades da escola, este é o relato de como foi possível relações docentes e discentes por meio do funk e do brega-funk.pt_BR
Aparece nas coleções:DANÇA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_emsoeirojúnior.pdf444,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.