Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58824
Tipo: | TCC |
Título : | Classifiqui : um jogo sério para o ensino de requisitos de software |
Autor : | Monteiro, Francisco Elenilson Pessoa |
Tutor: | Carvalho, Rainara Maia |
Palabras clave : | Engenharia de Requisitos;Jogos de Computador;Ensino |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | MONTEIRO, Francisco Elenilson Pessoa. Classifiqui : um jogo sério para o ensino de requisitos de software. 2020. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Com o advento das tecnologias e da Engenharia de Software (ES), a demanda pelo uso de produtos de software no mundo moderno em que vivemos cresceu. Uma das principais áreas da Engenharia de Software é a Engenharia de Requisitos (ER), pois atende às necessidades dos clientes que desejam e irão utilizar o produto de software. A maior parte do tempo de desenvolvimento é gasta nessa área, pois os requisitos requerem tempo para serem construídos e validados. Assim, qualquer problema nesta fase resultará em problemas para o resto do projeto. Uma das atividades da ER é a Análise de Requisitos, onde estes são classificados em diversos tipos, como Requisitos Funcionais, Regras de Negócio, entre outros. Erros nesta classificação podem causar problemas graves porque os desenvolvedores criarão especificações a partir desta classificação. Assim, surge a necessidade de apoiar o ensino desta classificação. Uma das abordagens que estão sendo utilizadas positivamente para o ensino de diferentes áreas do conhecimento é o uso de serious games. Nesse contexto, este trabalho propõe um jogo sério para auxiliar no ensino da classificação de requisitos de software. Para isso, foi desenvolvido um jogo digital chamado CLASSIFIQUI utilizando tecnologias como React Native e Firebase. Foi realizada uma avaliação com os alunos para coleta de dados que sobre o jogo proposto. A avaliação foi realizada com alunos da Universidade Federal do Ceará - Campus Quixadá dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação. Os resultados obtidos indicam que o jogo CLASSIFIQUI pode ser útil para o ensino prático de classificação de requisitos. |
Abstract: | With the advent of technologies and Software Engineering (SE), the demand for software products in the modern world we live in has grown. One of the main areas of Software Engineering is Requirements Engineering (RE), as it meets customers’ needs to use the software product. Most of the development time is spent in this area, as the requirements require time to be built and validated. Thus, any problems at this stage will result in problems for the rest of the project. One of the RE’s activities is the Requirements Analysis, where these are classified into several types, such as Functional Requirements, Business Rules, among others. Errors in this classification can cause severe problems because the developers will create specifications from this classification. Thus, there is a need to support the teaching of this classification. One of the approaches used positively for teaching different areas of knowledge is the use of serious games. In this context, this work proposes a serious game to help explain the classification of software requirements. A digital game called CLASSIFIQUI was developed using technologies such as React Native and Firebase. An evaluation was carried out with the students to collect data on the proposed game. The evaluation was carried out with students from the Federal University of Ceará - Campus Quixadá of the Software Engineering and Information Systems courses. The results obtained indicate that the CLASSIFIQUI game can be useful for the practical teaching of requirements classification. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58824 |
Aparece en las colecciones: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fepmonteiro.pdf | 6,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.