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dc.contributor.authorSousa, José Aldo Ribeiro de-
dc.date.accessioned2021-06-07T10:26:13Z-
dc.date.available2021-06-07T10:26:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSOUSA, José Aldo Ribeiro de. A trajetória transcultural de Nãozinha de Jesus na obra de Mia Couto. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 128-147, jan./mar. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58805-
dc.description.abstractThis work analyzes the trajectory developed by the character Nãozinha de Jesus in the whole of Mia Couto's work in the perspective of demonstrating how, from the existential path around it, the author shows nuances of the transcultural dynamics that permeates the formation of his country . To this end, the reading of the short story “O adeus da sombra” and the novel A Varanda do Frangipani (2007) is proposed in the light of the concepts of transculturation, contact zones and narrative transculturation, developed by Fernando Ortiz (1963), Mary Pratt (1999) and Ángel Rama (2001), respectively. Engineered in view of specific territoriality problems, the concepts of the aforementioned scholars are shown to be effective in the attempt to understand narratives produced within the African countries of Lusophony, as they favor the understanding of meaning negotiations, intercultural dialogues and intellectual strategies that gain space in the literary production of places in which different cultures are placed in dialogues from coercive and imposing circumstances.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransculturação narrativapt_BR
dc.subjectMia Coutopt_BR
dc.subjectLiteratura moçambicanapt_BR
dc.subjectNarrative transculturationpt_BR
dc.subjectMozambican literaturept_BR
dc.titleA trajetória transcultural de Nãozinha de Jesus na obra de Mia Coutopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa a trajetória desenvolvida pela personagem Nãozinha de Jesus no conjunto da obra de Mia Couto na perspectiva de demonstrar a forma como, a partir do percurso existencial em torno dela constituído, o autor visibiliza nuances da dinâmica transcultural que perpassa a formação de seu país. Para tanto, propõem-se as leituras do conto “O adeus da sombra” e do romance A Varanda do Frangipani (2007) à luz dos conceitos de transculturação, de zonas de contato e de transculturação narrativa, desenvolvidos por Fernando Ortiz (1963), Mary Pratt (1999) e Ángel Rama (2001), respectivamente. Engendradas tendo em vista problemas de territorialidades específicas, as conceituações dos estudiosos mencionados apresentam-se como eficazes na tentativa de compreensão de narrativas produzidas no âmbito dos países africanos da lusofonia, por favorecerem o entendimento de negociações de sentido, diálogos interculturais e estratégias intelectuais que ganham espaço na produção literária provenientes de lugares em que diferentes culturas são postas em diálogos a partir de circunstâncias coercitivas e impositivas.pt_BR
dc.title.enThe transcultural trajectory of Nãozinha de Jesus in Mia Couto's writingpt_BR
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