Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58753
Tipo: Artigo de Periódico
Título: La capacidad transformativa de la Evaluación. Una reflexión desde la perspectiva del sujeto evaluador
Título(s) alternativo(s): A capacidade transformadora de avaliação. Uma perspectiva do sujeito avaliador
Título em inglês: The transformative capacity of evaluation. A perspective from the evaluator
Autor(es): Ghiano, Celeste
Palavras-chave: Avaliação;Reflexividade;Empoderamento;Epistemologias do Sul;Empoderamiento;Epistemologías del Sur
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Aval
Citação: GHIANO, Celeste. La capacidad transformativa de la Evaluación. Una reflexión desde la perspectiva del sujeto evaluador. Revista Aval, Fortaleza, v. 4, n. 18, p. 138-153, jul./dez. 2020.
Resumo: Este artigo tem como objetivo reunir alguns paradigmas hermenêuticos da pesquisa em ciências sociais com as perspectivas pluralistas da Avaliação de Políticas Públicas. Ênfase especial é colocada na importância da Reflexividade do avaliador, como construtor de significados a partir da performatividade das estruturas de avaliação; e como transformador de realidades. Da mesma forma, desenvolve-se uma reflexão sobre a necessidade de investigar novas formas de ensinar e aprender a avaliar, mais vinculadas às nossas realidades locais e regionais. A seguir, nos aproximaremos de pensar uma Epistemologia (s) do Sul, que leve em conta o empoderamento do público afetado por uma política, programa ou projeto a ser avaliado, com base em abordagens participativas e democráticas e com sensibilidade cultural.
Abstract: This article aims to make some links between hermeneutical paradigms of social science research and the pluralistic perspectives of Public Policies’ Evaluation. Special emphasis is placed on the importance of evaluator's Reflexivity, as a constructor of meanings based on the performativity of evaluation structures; and as a transformer of realities. Likewise, a reflection is developed about the importance of inquiring in new ways of teaching and learning to evaluate, linked to our local and regional realities. We will then make a special zoom about a South Epistemology / ies, which include the empowerment of the public affected by a policy, program or project to be evaluated, based on participatory and democratic approaches and with cultural sensitivity.
Resumen: Este artículo se propone reunir algunos paradigmas hermenéuticos de la investigación en ciencias sociales con las perspectivas pluralistas de la Evaluación de políticas públicas. Especialmente se enfatiza en la importancia de la Reflexividad de la persona evaluadora, como constructora de sentidos a partir de la performatividad de las estructuras de evaluación; y como transformadora de realidades. Asimismo se desarrolla una reflexión acerca de la necesidad de indagar sobre nuevas formas de enseñar y aprender a evaluar, más vinculadas a nuestras realidades locales y regionales. Nos acercaremos entonces a pensar en una/s Epistemología/s del Sur, que tengan en cuenta el empoderamiento del público afectado por una política, programa o proyecto a evaluar, a partir de enfoques participativos y democráticos y con sensibilidad cultural.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58753
ISSN: 2176-9923
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_cghiano.pdf224,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.