Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Elementos influenciadores da adoção tecnológica: estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
Otros títulos : Elementosinfluyentes de la adopción tecnológica: Estudio de caso sobre gestión en una institución de eseñanza
Título en inglés: Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution
Autor : Melo, Caroline Oliveira
Luft, Maria Conceição Melo Silva
Rocha, Ronalty Oliveira
Palabras clave : Information and communication technology;Technological adoption;Educational management;TOE framework;Case study
Fecha de publicación : 2021
Citación : MELO, C. O.; LUFT, M. C. M. S.; ROCHA, R. O. Influencing elements of technological adoption: Case study aboutmanagement in an educational institution. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v.19, n.9, p. 124-145, jan/dez, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoçãotecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambiental.
Abstract: This study sought to analyze, from the point of view of educational managers, and based on the TOE framework, the determinants, boosters, and creators of barriers to the adoption and implementation of information and communication technologies within an educational institution. A qualitative, descriptive, and exploratory study was conducted, adopting the single case study as the research strategy. The data were collected through interviews, documentary research, and direct observations, later submitted to content analysis. Considering the TOE framework, the results demonstrate that the main determinants of technological adoption are linked to the environmental context; that the boosting elements are arranged in the organizational context; and that the elements that create barriers involve the organizational and environmental contexts.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58732
Aparece en las colecciones: FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_comelo.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.