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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58708
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Validação da metodologiade faixa de agregados dominantes para avaliação e especificação da granulometria de misturas asfálticas densas |
Authors: | Ferreira, Jorge Luis Santos Bastos, Juceline Batista dos Santos Soares, Jorge Barbosa |
Keywords: | Deformação permanente;Curvas granulométricas;Faixa de agregados dominantes (FAD);Flow number;Método Bailey |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | http://www.anpet.org.br |
Citation: | FERREIRA, Jorge Luis Santos; BASTOS, Juceline Batista dos Santos; SOARES, Jorge Barbosa. Validação da metodologiade faixa de agregados dominantes para avaliação e especificação da granulometria de misturas asfálticas densas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES – ANPET, XXIX., 9 e 13 nov. 2015, Ouro Preto-MG. Anais[...], Ouro Preto-MG, 2015.p.85-96. Tema: Infraestrutura: Ligantes e Mistura Asfáltica II |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tradicionalmente, a definição da curva granulométrica de uma mistura asfáltica segue procedimentos empíricos, onde reproduz-se proporções de agregados de projetos anteriores ou define-se uma nova curva por tentativa e erro. Neste artigo foram utilizadas três misturas asfálticas(uma delas de campo) buscando-se validar uma metodologia de avaliação e especificação da granulometria considerando o seu impacto na resistência à deformação permanente. Seu conceito chave é a existência de uma faixa de agregados graúdos dominantes que é responsável por resistir à deformação permanente.O critério de avaliação dessa metodologia é a porosidade dos agregados dominantes da mistura, a qual foi medida e correlacionada com o resultado de Flow Number(FN) para cada mistura. As porosidades das misturas mostraram boa correlação com seus respectivos FN se refletiram adequadamente o desempenho da mistura asfáltica de campo.Quando comparada ao método Bailey, essa metodologia mostrou-se mais simples e apresentou uma maior abrangência em suas análises. |
Abstract: | Traditionally, the selection of aggregate gradation in asphalt mixtures follows an empirical procedure in which aggregate proportioning of former projects is considered, or trial and error methods are used. In this paper three asphalt mixtures (one of which are field mixes) were investigated to validate a methodology of gradation selection considering its effect on permanent deformation. The main concept is the existence of a coarse aggregate band that is responsible within the mix for its resistance to rutting. The evaluation criterion is the porosity of the dominant aggregates in the mixture, which was correlated to the Flow Number (FN) result for each investigated mixture. The mixture porosities presented good correlation with their respective FNs and reflected their field behavior. When compared to the Bailey method, this methodology showed to be simpler and presented more comprehensive analysis. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58708 |
Appears in Collections: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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