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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58705
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Proposta e avaliação de algoritmo de médias sucessivas para reconstrução da matriz origem-destino sintética |
Autor : | Bertoncini, Bruno Vieira Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro Kawamoto, Eiji |
Palabras clave : | Matriz OD Sintética;Média sucessiva;Técnica bí-nível;Controle de tráfego;Estimação de Matrizes OD |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | BERTONCINI, Bruno Vieira; LOUREIRO, Carlos Felipe Grangeiro; KAWAMOTO, Eiji. Proposta e avaliação de algoritmo de médias sucessivas para reconstrução da matriz origem-destino sintética. Transportes, São Paulo-SP, v. 21, n. 2, p. 21–29, 2013. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivos principais desenvolver e avaliar um algoritmo de médias sucessivas aplicado à reconstrução da matriz origem-destino (OD) sintética baseada em contagens de tráfego. Inicialmente, discute-se conceitualmente a estratégia de solução bi-nível para este problema de otimização de ponto fixo e descreve-se a aplicação do método de médias sucessivas como técnica de solução hierárquica, detalhando o algoritmo proposto para implementação computacional. Em seguida, é apresentado um experimento para verifica-ção do desempenho deste algoritmo, confrontando seus resultados com os provenientes do softwareTransCAD. As conclusões indicam que o método investigado foi capaz de gerar bons resultados, inclusive melhores que os do TransCAD. Entretanto, em nenhum dos casos anali-sados foi possível reconstruir a matriz original com elevada precisão.Ao final, são apontadas algumas questões de pesquisa que poderão contribuir para aplicações da modelagem da matriz OD sintética em redes congestionadas de transportes |
Abstract: | This work has as its main objectives to develop and evaluate a successive averages algorithm applied to the reconstruction of the synthetic OD matrix based on traffic flow counts. Initially, it is discussed conceptually the bi-level solution strategy for this fixed-point op-timization problem and described the application of the method of successive averages as a hierarchical solution technique, detailing the proposed algorithm for computer implementation. Following, it is presented an experiment to verify the performance of this algorithm, comparing its results to those obtained with TransCAD software. The conclusions indicate that the assessed method was able to produce good results, even better than TransCAD’s. However, in none of the analyzed cases it was possible to reconstruct the originalmatrix with a high level of precision. At the end, some research questions are highlighted which may improve modeling efforts of the synthetic OD matrix in congested transportation networks. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58705 |
ISSN : | 2237-1346 |
Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
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