Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimão, Patricia da Cruz Frota Duarte-
dc.contributor.authorLima, Sara de Paula-
dc.date.accessioned2021-05-26T14:26:25Z-
dc.date.available2021-05-26T14:26:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSIMÃO, Patricia da Cruz Frota Duarte; LIMA, Sara de Paula. As TDICs e sua contribuição para o ensino de espanhol. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 49-64, dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58648-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectLivro didático de espanholpt_BR
dc.subjectGêneros digitaispt_BR
dc.titleAs TDICs e sua contribuição para o ensino de espanholpt_BR
dc.title.alternativeLas TDICs y su contribución en la enseñanza del españolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem por objetivo analisar a inserção das TDICs no livro didático de Espanhol como língua estrangeira do ensino público. Isto é, visamos avaliar em que medida as atividades propostas no material didático integram as tecnologias digitais e a prática das habilidades linguísticas. A coleta de dados se deu no livro Cercanía Joven com o intuito de analisar se o livro didático em questão insere atividades envolvendo o uso das TDICs e se essas atividades envolvendo o uso dos gêneros digitais contribuem para o desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua estudada. Para tanto, fundamentou-se teoricamente este estudo em autores como: Masetto, Mendes, e Vieira que estudam as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação); Bronckart, Marcuschi e Araújo-Júnior que estudam os gêneros digitais; Almeida Filho, Larsen-Freeman, Richards, que estudam a Abordagem Comunicativa. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter documental, de cunho qualitativo e interpretativo. As análises apontaram que neste livro didático de espanhol existem poucas atividades relacionadas às TDICs, mas as que encontramos são de grande relevância para possibilitar o desenvolvimento das habilidades linguísticas na língua estrangeira.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo tiene como objetivo analizar la inserción de las TDICs en el libro didáctico de español como lengua extranjera de la educación pública y evaluar en qué medida las actividades propuestas en el material integran las tecnologías digitales y la práctica de las habilidades lingüísticas. La recopilación de datos se llevó a cabo en el libro Cercanía Joven para comprender si el libro didáctico en cuestión tiene actividades que involucran el uso de las TDICs y si estas actividades que involucran el uso de géneros digitales contribuyen al desarrollo de habilidades comunicativas en el idioma estudiado. Por lo tanto, este estudio se basó teóricamente en autores como: Masetto, Mendes y Vieira que estudian las TICs (Tecnologías de la Información y la Comunicación); Bronckart, Marcuschi y Araújo Júnior que estudian géneros digitales; Almeida Filho, Larsen-Freeman y Richards, que estudian Enseñanza Comunicativa. Es un estudio bibliográfico, documental y con una perspectiva cualitativa e interpretativa. Los análisis indicaron que en este libro de texto en español hay pocas actividades relacionadas con las TDICs, pero las que encontramos son de gran relevancia para permitir el desarrollo de habilidades lingüísticas en el idioma extranjero.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_pcfdsimaosplima.pdf17,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.