Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58640
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A língua espanhola no vestibular: o caso do vestibular dos povos indígenas do Paraná |
Autor(es): | Back, Rogério |
Palavras-chave: | Vestibular indígena;Língua espanhola;Povos originários |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Eletrônica do GEPPELE |
Citação: | BACK, Rogério. A língua espanhola no vestibular: o caso do vestibular dos povos indígenas do Paraná. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 9, p. 36-48, dez. 2020. |
Resumo: | Criado com o propósito de viabilizar aos povos originários o ingresso, permanência e conclusão dos cursos de graduação, o Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná tem se destacado por seu caráter unificado de admissão às principais instituições públicas de ensino presentes no estado paranaense. Neste certame, uma exigência é a prova de conhecimentos em língua estrangeira, composta por questões que visam o entendimento do aluno em outro idioma, no caso a espanhola. Neste sentido, este artigo tem como objetivo principal analisar como a prova de língua espanhola se dá no caso do vestibular integrado indígena do Paraná e seu encaminhamento avaliativo, ponderando também a concepção de língua e método de ensino/aprendizagem que compõem o caderno de questões. A base teórica está centrada principalmente no modelo didático de gêneros (BRONCKART, 2003; 2006; CRISTÓVÃO, 2002; CRISTÓVÃO, 1996; DURÃO, 1999). Desde uma abordagem qualitativa, o parâmetro metodológico confronta as questões do vestibular com as competências específicas e habilidades propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), sobretudo no que concerne a questão das Linguagens e suas Tecnologias do Ensino Médio, bem como com os preceitos da Educação Escolar Indígena (BRASIL, 1994). Dentre os resultados, pondera-se a diversidade estilística nas questões avaliativas, ora com maior e menor teor gramatical, ora elaboradas na língua estrangeira, ora em língua portuguesa. Assim, este artigo servirá também de insumo para que candidatos melhor se preparem para com esta prova, bem como de parâmetro para a elaboração de semelhantes modelos diferenciados de acesso indígena ao ensino superior. |
Abstract: | Creado con el propósito de posibilitar el ingreso, la permanencia y la conclusión de los pueblos indígenas en los cursos de graduación, el Vestibular de los Pueblos Indígenas de Paraná se ha destacado por su perfil unificado de admisión en las principales instituciones de enseñanza pública presentes en el estado de Paraná. En este certamen, un requisito es la prueba de conocimiento en un idioma extranjero, compuesta de preguntas destinadas a evaluar a la comprensión del estudiante en otra lengua, en este caso el español. En este sentido, el objetivo principal de este artículo es analizar cómo se realiza la prueba de lengua española en el caso del vestibular indígena integrado de Paraná y su evaluación, considerando también la concepción de lengua y el método de enseñanza/aprendizaje que componen el cuaderno de preguntas. La base teórica se centra principalmente en el modelo didáctico de género (BRONCKART, 2003; 2006; CHRISTOVAN, 2002; CHRISTOVAN, 1996; DURÃO, 1999). Desde un abordaje cualitativo, el parámetro metodológico confronta las cuestiones del vestibular con las habilidades y destrezas específicas propuestas por la nueva Base Curricular Nacional Común (BRASIL, 2018), especialmente en lo que se refiere a la cuestión de las lenguas y sus tecnologías de la escuela secundaria, así como a los preceptos de la Educación Escolar Indígena (BRASIL, 1994). Entre los resultados, se considera la diversidad estilística en las preguntas evaluativas, a veces con más y menos contenido gramatical, a veces elaboradas en el idioma extranjero, a veces en el idioma portugués. Por lo tanto, este artículo también servirá de insumo para que los candidatos se preparen para esta prueba, así como de parámetro para la elaboración de modelos diferenciados similares de acceso indígena a la educación superior. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58640 |
ISSN: | 2318-0099 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_rback.pdf | 518,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.