Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Marcos José Timbó Lima-
dc.contributor.authorTorres, Caio Assunção-
dc.contributor.authorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorCunto, Flávio José Craveiro-
dc.date.accessioned2021-05-25T15:55:26Z-
dc.date.available2021-05-25T15:55:26Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationGOMES, Marcos José Timbó Lima; TORRES, Caio Assunção; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; CUNTO, Flávio José Craveiro. Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego. Transportes, São Paulo-SP, v. 23, n. 4, p. 42-50, 2015.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI: 10.14295/transportes.v23i4.927-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58624-
dc.description.abstractThis study presents an exploratory analysis of the variables that may contribute to modeling of road safety at the strategic and tactical planning level. At first, a geographic database of 126 traffic zones is compiled from available socioec-onomic datasets, roadway data and geocoded accidents. Aiming to correctly partial out the effects of each variable on accident frequency, the analysis comprises: i) a phenomenological and correlation analysis that yielded a reduced set of predictor variables, and ii) a Negative Binomial regression analysis that identified the significant predictors. Given the spatial nature of geographic data, the assumption of spatial independence between model errors is analyzed. The results confirmed that accidents are related to income and economic activity, at strategic level, and physical and operation attributes of the roadway system, at the tactical level. The evidence of spatial dependence at the strategic level points to directions for further work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectModelagem de segurança viáriapt_BR
dc.subjectModelos lineares generalizadospt_BR
dc.subjectAutocorrelação espacialpt_BR
dc.titleAnálise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfegopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho apresenta uma análise exploratória das variáveis que contribuem na modelagem da segurança viária ao nível estratégico e tático de planejamento. A princípio, uma base de dados geográficos de 126 zonas de tráfego é compilada a partir de dados socioeconômicos disponíveis, características da rede e dos acidentes georreferenciados. Visando separar os efeitos parciais das variáveis sobre a ocorrência de acidentes, a análise compreende:i) uma análise fenomenológica e de correlação que resultou na redução de variáveis preditoras, e ii) uma análise de regressão binomial negativa, que identificouos preditores significativos. Dada a natureza espacial dos dados geográficos, a suposição de independência espacial entre erros modelados é analisada. Os resultados confirmaram que os acidentes estão relacionados com a renda e atividade econô-mica, no nível estratégico, e a atributos físicos e de operação da rede, no nível tático. A evidência da dependência espacial no nível estratégico aponta direções para trabalhos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_mjtlgomes.pdf582,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.