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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego
Autor : Gomes, Marcos José Timbó Lima
Torres, Caio Assunção
Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Cunto, Flávio José Craveiro
Palabras clave : Modelagem de segurança viária;Modelos lineares generalizados;Autocorrelação espacial
Fecha de publicación : 2015
Citación : GOMES, Marcos José Timbó Lima; TORRES, Caio Assunção; OLIVEIRA NETO, Francisco Moraes de; CUNTO, Flávio José Craveiro. Análise exploratória para a modelagem da frequência de acidentes de trânsito agregados ao nível de zonas de tráfego. Transportes, São Paulo-SP, v. 23, n. 4, p. 42-50, 2015.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho apresenta uma análise exploratória das variáveis que contribuem na modelagem da segurança viária ao nível estratégico e tático de planejamento. A princípio, uma base de dados geográficos de 126 zonas de tráfego é compilada a partir de dados socioeconômicos disponíveis, características da rede e dos acidentes georreferenciados. Visando separar os efeitos parciais das variáveis sobre a ocorrência de acidentes, a análise compreende:i) uma análise fenomenológica e de correlação que resultou na redução de variáveis preditoras, e ii) uma análise de regressão binomial negativa, que identificouos preditores significativos. Dada a natureza espacial dos dados geográficos, a suposição de independência espacial entre erros modelados é analisada. Os resultados confirmaram que os acidentes estão relacionados com a renda e atividade econô-mica, no nível estratégico, e a atributos físicos e de operação da rede, no nível tático. A evidência da dependência espacial no nível estratégico aponta direções para trabalhos futuros.
Abstract: This study presents an exploratory analysis of the variables that may contribute to modeling of road safety at the strategic and tactical planning level. At first, a geographic database of 126 traffic zones is compiled from available socioec-onomic datasets, roadway data and geocoded accidents. Aiming to correctly partial out the effects of each variable on accident frequency, the analysis comprises: i) a phenomenological and correlation analysis that yielded a reduced set of predictor variables, and ii) a Negative Binomial regression analysis that identified the significant predictors. Given the spatial nature of geographic data, the assumption of spatial independence between model errors is analyzed. The results confirmed that accidents are related to income and economic activity, at strategic level, and physical and operation attributes of the roadway system, at the tactical level. The evidence of spatial dependence at the strategic level points to directions for further work.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58624
ISSN : 2237-1346
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