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dc.contributor.advisorBarreto, Sônia Pereira-
dc.contributor.authorLeite, Maria Jorge dos Santos-
dc.date.accessioned2013-09-23T16:28:58Z-
dc.date.available2013-09-23T16:28:58Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5856-
dc.descriptionLEITE, Maria Jorge dos Santos. Movimentos sociais e processos educativos: a constituição do sujeito coletivo na luta por direitos na Comunidade de Conceição das Crioulas. 2012. 297f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis research deals with the social movement organized by the quilombola community Conceição das Crioulas, located in Salgueiro, a hinterland city in the state of Pernambuco. It’s a group of black men and women whose origins, according to local tradition, come from the end of the 18th century and the beginning of the 19th, and has as a mean reference the acquisition and possession of those land by six black women (crioulas). The focus of this investigation was the political individuals from that community, in their daily life, political formation and in the performance within the movement. Accordingly, I searched to analyze how the establishment of the collective subject of quilombola social movement fighting for rights in the Conceição das Crioulas community. Beyond, I searched to understand the construction of ethnic identify of the group, the gender issues, the development of social, politic and economic relationships and what are the mean rights claimed by the people. It deals with qualitative study ethnographic, whose analysis of the proposed object came from semi-structured and open interviews with old and mew political leaders of this community and information obtained by older, through the oral history method, adding a documentary research. I used the legal apparatus that the Brazilian laws provide about the quilombolas’ rights and I highlighted the way that they interpret their rights. The theoritical grounding of the analytical categories: social movements, political, culture identify and rights. Both the observation and the narratives of the interviewees I realized that struggle for land has a mean place among the demands of the movement, as well as the value that they attribute to the land has a specific meaning: a historic place, memories, preservation of culture and construction of a identify. The formation of the leaderships happens by instruction and within the movement, at events, claims, struggle, at the same time occurs the learning of the their rights. The conclusion of this search is that the collective subject of this quilombola social movement is established in political actions by quilombolas (black men and women) are defending their specific rights, while live in a quilombo community, and others citizenship rightspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectMovimento Social Quilombolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica e Direitopt_BR
dc.subjectQuilombola Social Movementpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPolitical and Rightspt_BR
dc.subjectQuilombospt_BR
dc.subjectNegros - Condições Sociaispt_BR
dc.subjectNegros – Identidade Étnicapt_BR
dc.titleMovimentos Sociais e Processos Educativos: A Constituição do Sujeito Coletivo na Luta Por Direitos na Comunidade de Conceição das Crioulaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho aborda o movimento social organizado pela comunidade quilombola de Conceição das Crioulas, localizada no município de Salgueiro, sertão central de Pernambuco. Trata-se de um grupo de negros e negras cujas origens, segundo a tradição local, remontam ao final do século XVIII/início do XIX, e tem como referência central a aquisição e posse daquelas terras por “seis crioulas”. O foco dessa investigação foram os sujeitos políticos daquela comunidade, no seu cotidiano, na formação política e na atuação dos mesmos dentro do movimento. Nesse sentido busquei analisar como ocorre a constituição do sujeito coletivo movimento social quilombola na luta por direitos na comunidade de Conceição das Crioulas. Ademais, busquei compreender o processo de construção da identidade étnica do grupo, as questões de gênero, o desenvolvimento das relações socais, políticas e econômicas na comunidade e quais os principais direitos reclamados pelos quilombolas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico, cuja análise do objeto proposto foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas com lideranças políticas - novas e veteranas - da comunidade e das informações obtidas com as pessoas idosas, através do método da história oral, acrescida da pesquisa documental. Utilizei-me, ainda, do aparato jurídico que a legislação brasileira dispõe sobre os direitos quilombolas e enfatizei a interpretação que os sujeitos desses direitos fazem dos mesmos. A base teórica da pesquisa são as categorias analíticas: movimentos sociais, política, campos políticos, cultura, identidade e direitos. Tanto na observação participante como nas narrativas dos entrevistados observei que a luta pela terra tem lugar principal entre as reivindicações do movimento, bem como, o valor que atribuem à terra tem um significado específico: lugar de história, memória, preservação de cultura e construção de identidade. A formação das lideranças acontece na educação escolar e dentro do próprio movimento, nos eventos, nas reivindicações, na luta; ao mesmo tempo em que ocorre o aprendizado dos diretos. Os resultados da pesquisa concluem que o sujeito coletivo movimento social quilombola se constitui nas ações políticas dos quilombolas ao defenderem seus direitos específicos, enquanto habitantes de uma comunidade de quilombo, e outros direitos de cidadaniapt_BR
dc.title.enSocial Movements and Educational Processes: Formation of the Collective Subject in Struggle for Rights in the Creole Community of Conceptionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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