Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58523
Tipo: TCC
Título : Rede Cuca de Fortaleza e o desenvolvimento de competências socioemocionais em atividades extraclasse
Autor : Lima, Joyce Leylane Rocha
Tutor: Lima, Antônia Emanuela Oliveira de
Palabras clave : Políticas públicas;Cuca;Competência socioemocional;Atividade extraclasse
Fecha de publicación : 2021
Citación : LIMA, Joyce Leylane Rocha. Rede Cuca de Fortaleza e o desenvolvimento de competências socioemocionais em atividades extraclasse. 2021. 52 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo teve como objetivo principal discutir a contribuição das políticas públicas do Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas) para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos jovens usuários. Especificamente, apresentar a história da aprendizagem socioemocional e influências na educação; identificar os principais construtos de avaliação das competências e apresentar a política pública do CUCA voltada aos jovens. Foi utilizada uma revisão da literatura fundamentada nos seguintes autores: Daniel Goleman, Angela Duckworth, Gardner, para apresentar evidências cientificas dos impactos do desenvolvimento das competências socioemocionais. Ainda foi apresentada a capacidade de desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de atividades extraclasse, fundamentado nos seguintes autores: Reed W. Larson, Douglas Kleiber, Duckworth e Mahoney. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, do tipo bibliográfica, um estudo de Caso. Concluiu-se que ao discutir o caso da política pública existente no município de Fortaleza, Rede CUCA, ela é um, espaço propício para o desenvolvimento das competências socioemocionais, porém não se pode garantir que estas tenham sido de fato desenvolvidas já que o estudo de caso não contemplou pesquisa de campo, apenas dados de uma pesquisa realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2017.
Abstract: The present study had as main objective to discuss the contribution of the public policies of the Urban Centers of Culture, Art, Science and Sport (Cucas) for the development of the socioemotional competences of the young users. Specifically, to present the history of socio-emotional learning and influences on education; identify the main competence assessment constructs and present CUCA's public policy aimed at young people. A literature review based on the following authors was used: Daniel Goleman, Angela Duckworth, Gardner, to present scientific evidence of the impacts of the development of socioemotional competences. The ability to develop socioemotional skills through extra-class activities was also presented, based on the following authors: Reed W. Larson, Douglas Kleiber, Duckworth and Mahoney. The research was characterized as a qualitative, bibliographic type, a case study. It was concluded that when discussing the case of public policy existing in the city of Fortaleza, Rede CUCA, it is a favorable space for the development of socio- emotional competences, however it cannot be guaranteed that these have in fact been developed since the study of if it did not include field research, only data from a survey carried out by the Municipality of Fortaleza in 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58523
Aparece en las colecciones: GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_jlrlima.pdf426,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.