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Type: Dissertação
Title: As trajetórias de jovens em situação de pobreza na Universidade: uma avaliação da política de cotas na Universidade Federal do Ceará
Authors: Sousa, Vladinise Pinheiro de
Advisor: Bezerra, Leila Maria Passos de Souza
Keywords: Universidade Federal do Ceará;Política pública - Avaliação;Programas de ação afirmativa na educação
Issue Date: 2020
Citation: Sousa, Vladinise Pinheiro de. As trajetórias de jovens em situação de pobreza na Universidade: uma avaliação da política de cotas na Universidade Federal do Ceará. Orientadora: Leila Maria Passos de Souza Bezerra. 2020. 201 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo tem como objetivo apresentar uma avaliação da Política de Cotas no contexto da Universidade Federal do Ceará, a partir das experiências dos (as) estudantes beneficiados (as) pela política, especificamente aqueles favorecidos pelas cotas destinadas a estudantes oriundos da escola pública e que possuem renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a obtenção dessas experiências, foram definidos dois cursos da UFC, considerados cursos de alto prestígio social, são eles, os cursos de Medicina e Direito. A escolha dos cursos deve-se à representação histórica dos Cursos de Medicina e Direito como cursos mais disputados nos exames de seleção das universidades, e consequentemente, com significativa presença de estudantes oriundos das classes mais favorecidas economicamente. Em cada curso, foi entrevistado um estudante de cada ano letivo, ingressante pela Cota L1, compreendendo o período de 2014 a 2019, totalizando 14 estudantes entrevistados (as). Como proposta avaliativa da política em questão, a presente pesquisa fundamentou-se na perspectiva contra-hegemônica de avaliação, a partir dos eixos analíticos da Avaliação em Profundidade, concebida por Rodrigues (2008) fundada no paradigma hermenêutico de Lejano (2012). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, inserida no campo da pesquisa social, utilizando de técnicas como a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para o alcance dos objetivos propostos, foram realizadas pesquisas documentais nos documentos oficiais da política, a fim de possibilitar uma análise dos principais normativos que regem a implantação do sistema de cotas. Como instrumento para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os atores fundamentais da pesquisa, quais sejam, estudantes ingressantes pela Cota L1. Foram apontados alguns indicadores qualitativos a partir da avaliação realizada e segundo as falas dos (as) interlocutores. Verificou-se que a política tem representado uma conquista para estudantes de escolas públicas, resvalando essa conquista às famílias e ao meio que fazem parte. Além disso, têm possibilitado a representatividade no ambiente universitário de grupos marginalizados da sociedade, não detentores dos capitais de poder. Apesar da contribuição da Política de Cotas no sentido de inserção desses segmentos na universidade, destacou-se a necessidade de apresentar condições de permanência, que considerem as múltiplas configurações de pobreza que se apresentam aos (às) estudantes em situação de pobreza, que vão além da questão do ingresso.
Abstract: This study aims to present an evaluation of the Quota Policy in the context of the Universidade Federal do Ceará, based on the experiences of students who benefited by said policy, specifically those favored by quotas for students coming from public schools and who have a family income equal to or less than 1,5 times the minimum wage per person. To obtain these experiences, two UFC courses were chosen, considered to be highly socially prestigious, namely, Medical and Law schools. The choice of such courses is due to the historical representation of Medical and Law schools as the most disputed ones in university admission exams, and consequently, with a significant presence of students from the most economically favored classes. In each course, one student from each academic year, who entered university through the L1 Quota, was interviewed, covering the period from 2014 to 2019, totalizing 14 interviewed students. As an evaluation proposal for the policy in question, thisstudy rested on the counter-hegemonic perspective of evaluation, focused onthe analytical axes of In-Depth Evaluation, conceived by Rodrigues (2008) and founded on Lejano’s (2012) hermeneutic paradigm. This is a research with a qualitative approach, inserted in the field of social research, making use of techniques such as bibliographic, documentary and field research. In order to achieve the proposed objectives, documentary research was carried out in the policy’s official documents, with the purpose of enabling an analysis of the main regulations that govern the implementation of the quota system. As a data collection instrument, semi-structured interviews were conducted with the research’s fundamental actors, namely, students who entered university through the L1 Quota.Some qualitative indicators were pointed out based on the evaluation carried out and according to the interlocutors’ statements. It was found that the policy has been an achievement for public school students, trickling down to their families and the environment to which they belong. In addition, it has given representation in the academic environment to socially marginalized groups, who do not hold political power. Notwithstanding the Quota Policy’s contribution to the integration of these segments in academia, the need to present conditions of permanence was highlighted, taking into account the multiple forms of poverty that students find themselves in, which go beyond the issue of admission to university.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58495
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