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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O duplo lugar de fala em As Parceiras, de Lya Luft
Título em inglês: The double place of speech in As Parceiras, by Lya Luft
Autor(es): Santos, Maria Juliana de Jesus
Gomes, Carlos Magno
Palavras-chave: Voz;Violência de gênero;Estupro;Lugar de fala;Voice;Gender violence;Rape;Place of speech
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: SANTOS, Maria Juliana de Jesus; GOMES, Carlos Magno. O duplo lugar de fala em As Parceiras, de Lya Luft. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 11, n. 23, p. 163-175, jan./mar. 2021.
Resumo: O presente artigo promove um debate sobre o lugar de fala da mulher silenciada e vítima do sistema patriarcal na obra As Parceiras (1980), da escritora Lya Luft. De tal modo, a violência contra a mulher nessa obra, se confunde com a violência do patriarcado, dentro de casamentos fracassados de três gerações de mulheres insatisfeitas e infelizes. Então, a narrativa passa a ser contada pela personagem narradora, Anelise, através de memórias alternativas entre presente e passado, para compreender as raízes de sua família. Deste modo, utilizamos os conceitos de estudos feministas e de gêneros de alguns renomados autores: Pierre Bourdieu, no debate sobre a violência no contexto da dominação masculina; Lia Machado comenta a respeito das classificações das diferentes fases da violência de gênero; Carlos Gomes apresenta diversas evidências das agressões contra as personagens femininas no texto literário. Portanto, passamos a analisar o lugar de fala da mulher, reverenciado por Gayatri Spivak e Dijamila Ribeiro, a fim de explorar a técnica usada pela narradora para dar voz às mulheres silenciadas de sua família, enquanto busca-se encontrar no presente.
Abstract: This article promotes a debate on the place of speech of the silenced woman, a victim of the patriarchal system, in the work As Parceiras (1980), by the writer Lya Luft. In this way, violence against women in this novel is confused with the violence of patriarchy, within failed marriages of three generations of dissatisfied and unhappy women. Then, the narrative starts to be told by the narrating character, Anelise, through the memories that alternate between facts of each generation of women in her family, starting from the matriarch, Catarina, her mother, and aunts, until she reaches the protagonist’s disconcerting present. From this overlapping of voices Anelise and Catarina, we analyzed the woman’s place of speech, revered by Gayatri Spivak and Djamila Ribeiro, in order to explore the technique used by the narrator to give voice to the silenced women of her family, while she seeks to find herself in the present. Expanding the theoretical-methodological approach, we used the concepts of feminist and gender studies proposed by Lia Zanotta Machado, regarding the classifications of the different phases of gender violence, and by Carlos Magno Gomes, about the relativization of violence against female characters in the Brazilian contemporary narratives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58489
ISSN: 2596-2817
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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