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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Previsão do módulo dinâmico de misturas asfálticas brasileiras
Autor : Gouveia, Beatriz Chagas Silva
Soares, Jorge Barbosa
Aragão, Francisco Thiago Sacramento
Specht, Luciano Pivoto
Palabras clave : Misturas asfálticas;Modelos de previsão;Módulo dinâmico
Fecha de publicación : 2018
Citación : GOUVEIA, Beatriz Chagas Silva; SOARES, Jorge Barbosa; ARAGÃO, Francisco Thiago Sacramento SPECH, Luciano Pivoto. Previsão do módulo dinâmico de misturas asfálticas brasileiras. Transportes, São Paulo-SP, v. 26, n. 4, p. 1-14, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O módulo dinâmico |E*| é a propriedade de rigidez de misturas asfálticas mais utilizada como parâmetro de entrada no dimensionamento mecanístico-empírico de estruturas de pavimentos asfálticos. Apesar de bem estabelecido internacionalmente, ainda não há, no Brasil, normatização de ensaio para sua determinação, e ele não é considerado no método vigente de dimensionamento. Embora as metodologias de ensaio sejam bem consolidadas internacionalmente, diversos modelos de previsão de |E*| são reportados na literatura internacional, objetivando reduzir tempo e custos de sua obtenção experimental. No presente estudo, foram avaliados modelos de previsão de módulo dinâmico da literatura internacional, com dados de ensaios laboratoriais de 24 misturas asfálticas nacionais. Avaliados os modelos existentes, foi proposta a calibração daquele que se mostrou mais eficiente, resultando em uma equação simplificada e bem ajustada aos dados analisados. Espera-se que modelos calibrados como o aqui proposto possam ser facilitadores da aplicação, no Brasil, de métodos mecanístico-empíricos de dimensionamento de pavimentos. Esses métodos possibilitam considerar o comportamento viscoelástico dos materiais asfálticos, ou seja, levar em conta os efeitos da temperatura e da velocidade dos veículos no projeto de pavimentos.
Abstract: The dynamic modulus |E*| is a property of Hot-Mix Asphalt (HMA), and it is the most used s"ffness parameter input in mechanis"c-empirical pavement design methods. Alt-hough well established in several countries, official methodologies in Brazil for both new and rehabilita"on pavement design do not consider this property. Although laboratory tests methods are interna"onally consolidated, several |E*| mastercurve predic"ve equa"ons are reported on the literature, in an aKempt to reduce "me and costs involved on experimental tes"ng. In this research, empirical models from the open literature to determine the |E*| master curve were evaluated, upon experimental data from 24 Bra-zilian mixtures. A1er evalua"on, one calibrated equa"on was proposed, resul"ng in a simple model, and well-adjusted to the analyzed database. It is expected that calibrated models, as the one proposed in the present research, can facilitate the applica"on, in Brazil, of mechanis"c-empirical pavement design methods. These methods allow the considera"on of viscoelas"city within the surface course, and therefore the effect of temperature and traffic speed in the pavement design.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58468
ISSN : 2237-1346
Aparece en las colecciones: DET - Artigos publicados em revista científica

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