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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação do índice de condição da manutenção rodoviária em função de dados pluviométricos do Ceará
Autor(es): Gurjão, Nayara de Oliveira
Moreira, Fernanda Silva
Granjeiro, Sarah Lays Saraiva
Almeida, Lucas Cavalcante de
Palavras-chave: Índice pluviométrico;Rodovia federal;Índice de condição e manutenção (ICM);Manutenção de rodovia
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: http://www.anpet.org.br
Citação: GURJÃO, Nayara Oliveira; MOREIRA, Fernanda Silva; GRANJEIRO, Sarah Lays Saraiva; ALMEIDA, Lucas Cavalcante de. Avaliação do índice de condição da manutenção rodoviária em função de dados pluviométricos do Ceará. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES. 34º., 100% Digital, 16 a 21 nov. 2020. Anais [...], [s.l]: Editora: Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2020. p.979-990.
Resumo: O presente estudo tem como fim analisar a influência dos índices pluviométricos na condição de conservação das rodovias federais que atravessam o estado do Ceará, usando como balizador o Índice de Condição e Manutenção (ICM). Para tal, analisou-se dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para 8 rodovias federais, coletados de abril a dezembro de 2019. Os dados foram tratados pelo Minitab e Excel, gerando gráficos BoxPlot para cada via, avaliando a distribuição e os possíveis outliers, relacionando tais dados com os índices pluviométricos disponibilizados pela Funceme (2019). Assim, observou-se que em meses de maior incidência chuvosa, o valor de ICM aumenta, sinalizando uma maior degradação da via no período chuvoso. Destarte, conclui-se que a precipitação pode influenciar diretamente na qualidade do pavimento, influenciando no surgimento de panelas e trincas, crescimento de vegetação, além de problemas relacionados à visibilidade das sinalizações horizontais e à drenagem viária, quando mal executada.
Abstract: This study aims to analyze the influence of rainfall indexes on the condition of conservation of the federal highways that cross in Ceará, using the Condition and Maintenance Index (CMI) as a guide. To this end, it analyzed the data provided by the National Department of Infrastructure and Transport (DNIT) for 8 federal highways, collected from April to December 2019. The data were treated by Minitab and Excel, generating BoxPlot graphs for each road, evaluating the distribution and the possible outliers, relating such data to the rainfall indexes provided by Funceme (2019). Thus, it was observed that in months of higher rainy incidence, the value of CMI increases, signaling a greater degradation of the road. Thus, it is concluded that a transformation directly influences the quality of the pavement, since the deterioration of the roads increases in the rainy season, in which there is the appearance of potholes and cracks, in addition to problems related to road drainage, when poorly executed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58446
ISBN: 978-65-89319-00-9
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