Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58407
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde |
Título en inglés: | Active and hybrid learning in medical education on Public Health Policies |
Autor : | Maia, Ivana Cristina Vieira de Lima Peixoto, Maria das Graças Barbosa Medeiros, Diego da Silva Arruda, Gisele Maria Melo Soares Alves Neto, Franklin de Castro Santos, Elton Rodrigues |
Palabras clave : | Educação Superior;Políticas Públicas de Saúde;Aprendizagem Baseada em Problemas |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Citación : | MAIA, Ivana Cristina Vieira de Lima et al. Aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre Políticas Públicas de Saúde. Rev. Bra. Edu. Saúde, v. 10, n.4, p. 15-21, out./dez., 2020. Disponível em: http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES. Acesso em: 17/05/2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivou-se descrever a experiência relacionada à aprendizagem ativa e híbrida na formação médica sobre políticas públicas de saúde em uma instituição pública estadual de ensino superior. A disciplina foi ofertada no período de dezembro de 2019 a abril de 2020 no 4º semestre do Curso de Medicina para uma turma constituída por 36 discentes. As principais metodologias ativas utilizadas na condução da disciplina foram: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), jogo educativo e aprendizagem baseada em projetos. O ensino híbrido consistiu no uso do Google Classroom, um sistema de gerenciamento de conteúdos com a finalidade de compartilhar materiais para leitura, explicar e receber atividades, bem como avaliar a aprendizagem. Ao final da disciplina foi realizada uma avaliação institucional por meio do Google Formspara apreender a percepção dos discentes sobre os métodos de ensino e aprendizagem, os professores e a contribuição para a formação médica, além de captar os pontos positivos, negativos e sugestões. As metodologias ativas de aprendizagem e o ensino híbrido proporcionaram integração teórico-prática dos conteúdos; maior engajamento e participação ativa do discente; fortalecimento do trabalho colaborativo; ambiente sensibilizador e motivador para a aprendizagem; feedback contínuo e qualidade na gestão da aprendizagem. Contudo, foram apontadas como desvantagens a alta carga de atividades didáticas e a sobrecarga dos discentes mais dedicados nas atividades em grupo, o que demonstra a importância do papel docente como mediador da aprendizagem. |
Abstract: | The objective was to describe the experience related to active and hybrid learning in medical training on public health policies in a state public institution of higher education. The course was offered from December 2019 to April 2020 in the 4th semester of the Medical Course for a class consisting of 36 students. The main active methodologies used in conducting the discipline were: Flipped Classroom, Problem Based Learning (PBL), educational game and project based learning. Hybrid teaching consisted of using GoogleClassroom, a content management system for the purpose of sharing materials for reading, explaining and receiving activities, as well as assessing learning. At the end of the course, an institutional assessment was carried out through Google Forms to apprehend the students' perception of teaching and learning methods, teachers and the contribution to medical training, in addition to capturing the positives, negatives and suggestions. Active learning methodologies and hybrid teaching provided theoretical-practical integration of the contents; greater student engagement and active participation; strengthening of collaborative work; sensitizing and motivating environment for learning; continuous feedback and quality in learning management. However, it was pointed out as disadvantages the high load of didactic activities and overload of the most dedicated students in group activities, which demonstrates the importance of the teaching role as a learning mediator. |
URI : | http://diadorim.ibict.br/handle/1/901 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58407 |
ISSN : | 2358-2391 |
Aparece en las colecciones: | PPGSP - Artigo publicado em revista científica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_icvlmaia.pdf | 417,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.