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Tipo: Dissertação
Título : Os discursos das empregadoras domésticas acerca de empregadas: elite, raça e gênero em questão
Título en inglés: Domestic workers' discourses about maids: elite, race and gender in question
Autor : Vasconcelos, Francileuda Farrapo Portela e
Tutor: Moura Júnior, James Ferreira
Palabras clave : Empregados domésticos - Tianguá (CE) - Condições sociais;Elites (Ciências sociais) - Atitudes;Relações trabalhistas - Tianguá (CE);Decolonialidade
Fecha de publicación : 2021
Citación : VASCONCELOS, Francileuda Farrapo Portela e. Os discursos das empregadoras domésticas acerca de empregadas: elite, raça e gênero em questão. Orientador: James Ferreira Moura Júnior. 2021. 209 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: Esse trabalho tem como elemento de problematização os discursos das empregadoras domésticas sobre empregadas, na estreita relação com as questões de classe, raça e gênero. Neste cenário, elegemos como objetivo geral, analisar os discursos de mulheres da elite local de Tianguá sobre as empregadas domésticas a partir da intersecção raça, classe e gênero. Os objetivos específicos são: descrever as trajetórias das mulheres da elite local que tem empregadas domésticas; refletir sobre as regulações estabelecidas na relação patroa-empregada, no contexto das marcas de branquitude; problematizar as (re)configurações na relação empregadora/empregada a partir dos arranjos discursivos advindos do cenário pós-PEC das domésticas. A pesquisa se desenvolveu no bairro Dom Timóteo, Tianguá-CE, num caminho a partir das compreensões epistemológicas decoloniais e interseccionais. Nosso percurso metodológico foi balizado a partir dos princípios da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e autoetnográfico. Os sujeitos do estudo foram mulheres brancas da elite local, que empregam trabalhadoras domésticas e residem no referido bairro. Como instrumentos da produção de sentidos deste trabalho, fizemos uso de entrevistas narrativas e semiestruturadas, roda de conversa, observação participante e diário de campo, além dos processos de autorreflexão constituintes da autoetnografia. Para as análises utilizamos a Análise Crítica do Discurso. Ao final do estudo somos levados a nos deparar com empregadoras domésticas, mulheres brancas e abastadas, que se constituíram em lugar de poder e privilégios que, seguindo os ecos das sociedades patriarcais e eurocêntricas colonialistas, repercutem discursos e atitudes sustentadas a partir da falsa ideia de legitimidade e naturalização do lugar de mando, que as autorizam a falar de/por suas empregadas, tendo como pano de fundo o lugar laboral e as hierarquizações tecidas a partir deste.
Abstract: This work has as an element of problematization the discourses of domestic employers about female employees, in the close relationship with the issues of class, race, gender and subjectivities. In this scenario, we have chosen as a general objective, to analyze the discourses of women from the local Tianguá elite on female domestic workers from the intersection of race, class, gender and subjectivity. The specific objectives are: to describe the trajectories of women from the local elite who have female domestic workers; reflect on the regulations established in the employer-employee relationship, in the context of the marks of whiteness; problematize the (re)configurations in the employer/employee relationship from the discursive arrangements arising from the post-PEC scenario of domestic workers. The research was developed in the Dom Timóteo neighborhood, Tianguá-CE, on a path based on decolonial and intersectional epistemological understandings. Our methodological path was based on the principles of qualitative research, ethnographic and autoethnographic in nature. The subjects of the study were white women of the local elite, who employ domestic workers and live in the neighborhood. As instruments of meaning production in this work, we made use of narrative and semi-structured interviews, conversation circle, participant observation, and field diary, in addition to the self-reflection processes that constitute autoethnography. For the analyses we will use Critical Discourse Analysis. At the end of the study we are led to face domestic workers, white and wealthy women, who have constituted themselves in a place of power and privilege that, following the echoes of patriarchal and Eurocentric colonialist societies, echo speeches and attitudes sustained from the false idea of legitimacy and naturalization of the place of command, which authorize them to speak of/for their maids, against the backdrop of the workplace and the hierarchies woven from this.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58399
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

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