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dc.contributor.advisorMiranda, Naíola Paiva de-
dc.contributor.authorRocha, Ana Cléria Soares da-
dc.date.accessioned2021-05-14T20:43:08Z-
dc.date.available2021-05-14T20:43:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationROCHA, Ana Cléria Soares da. As contribuições da ecopedagogia musical para a ecoformação cidadã: uma experiência com o coral Verdes Vozes em Fortaleza - CE. 2016. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Universidade Internacional Três Fronteiras, Assunção, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58397-
dc.description.abstractIn recent years, the environment has been the common theme in many discussions in various areas including schools, universities, government institutions and NGOs. The study's contributions Musical ecopedagogy for eco-formation: An experience with the Choir Green Voices in Fortaleza-CE invites the following question: How does ecopedagogy can contribute to the use of music for an eco-formation? The overall objective: To demonstrate the possibility of using music as ecological awareness strategy by ecopedagogy. The motivation for this study relied on work in education, focused on the teaching of music and for teaching environmental education. The field research with qualitative and quantitative approach was to subject the Choir Green Voices components in the city of Fortaleza, in the period between August 2013 to December 2014. And the data collection was conducted through semi-structured interview on the occasion of events held with the choir. The theoretical contributions were based on the socio-cultural theory of Vygotsky (1996), in rhythmic theory Dalcroze (1930), discussed by Fonterrada (2008), the Bridging approach de Oliveira (2006) and still in the learning theory of Ausubel (2008). The survey showed through the coral role that music constitutes an ecological awareness strategy by ecopedagogy for civic education. It was found that there is still a long way to go to make this happen ecological awarenesspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCoralpt_BR
dc.subjectEcoformaçãopt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectChoirpt_BR
dc.subjectEco-formationpt_BR
dc.subjectEcopedagogypt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.titleAs contribuições da ecopedagogia musical para a ecoformação cidadã: uma experiência com o coral Verdes Vozes em Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNos últimos anos, o meio ambiente tem sido o tema frequente em muitas discussões de diversas áreas inclusive em escolas, universidades, instituições governamentais e ONGs. O estudo As contribuições da ecopedagogia musical para a ecoformação: Uma experiência com o coral verdes vozes em Fortaleza-CE, convida ao seguinte questionamento: De que forma a ecopedagogia pode contribuir com o uso da música para uma ecoformação? O objetivo geral: Demostrar a possibilidade da utilização da música como estratégia de conscientização ecológica através da ecopedagogia. A motivação para esse estudo apoiou-se, em atuar na educação, voltada para o ensino da música e para o ensino da educação ambiental. A pesquisa de campo com abordagem qualitativa e quantitativa teve como sujeitos os componentes Coral Verdes Vozes na cidade de Fortaleza, no período compreendido entre Agosto de 2013 a Dezembro de 2014. E a coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada por ocasião dos eventos realizados com o coral. Os aportes teóricos fundamentaram-se na teoria sociocultural de Vygotsky (1996), na teoria rítmica de Dalcroze (1930), discutida por Fonterrada (2008), na abordagem pontes de Oliveira (2006) e ainda na teoria da aprendizagem de Ausubel (2008). A pesquisa apontou através da atuação do coral que a música se constitui em uma estratégia de conscientização ecológica através da Ecopedagogia para uma formação cidadã. Verificou-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que esta conscientização ecológica aconteçapt_BR
Aparece nas coleções:ICA - Teses defendidas em outras instituições

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