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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Compreensão da formação de NO2 proveniente das operações de transporte urbano e suas relações com agentes causais
Autor(es): Ribeiro, Jefferson Pereira
Cassiano, Demostenis Ramos
Bertoncini, Bruno Vieira
Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Sousa, Francelino Franco Leite de Matos
Quintanilha, Wendy Fernandes Lavigne
Cavalcante, Rivelino Martins
Santiago, Ithala Saldanha de
Fernandes, Gabrielle Melo
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Concentração de NO2;Uso do solo;Gabarito das edificações;Volume de tráfego
Data do documento: 2019
Citação: RIBEIRO, Jefferson Pereira; CASSIANO, Demostenis Ramos; BERTONCINI, Bruno Vieira;CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; QUINTANILHA, Wendy Fernandes Lavigne; CAVALCANTE, Rivelino Martins; SANTIAGO, Ithala Saldanha de; FERNANDES, Gabrielle Melo. Compreensão da formação de NO2 proveniente das operações de transporte urbano e suas relações com agentes causais. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 2, p. 1-15, 2019.
Resumo: Os problemas oriundos da mobilidade urbana estão relacionados ao crescimento acelerado e não planejado das cidades, à distribuição espacial das atividades, ao crescimento expressivo do uso do automóvel, as deficiências do transporte público e a ocorrência de impactos negativos nos âmbitos sociais e ambientais, tendo como um dos principais impactos a concentração de NO2. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência dos fatores (gabarito das edificações, uso do solo e volume de tráfego) nas concentrações de NO2. Para tal, a complexidade do uso do solo urbano foi traduzida por meio do indicador que mede a diversidade do uso do solo urbano, entropia. As concentrações de NO2 foram medidas através de um método de amostragem passiva. Como principais resultados verificou-se que o volume de tráfego veicular aliado a elevada entropia se relacionam diretamente com as concentrações de NO2. O gabarito das edificações se relaciona com estas concentrações mas não de forma tão direta, pois tal fator pode ser suprimido pelo tráfego veicular ou influenciado por fenômenos naturais que facilitam ou não a dispersão de NO2.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58392
ISSN: 2237-1346
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