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dc.contributor.authorRibeiro, Jefferson Pereira-
dc.contributor.authorCassiano, Demostenis Ramos-
dc.contributor.authorBertoncini, Bruno Vieira-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorSousa, Francelino Franco Leite de Matos-
dc.contributor.authorQuintanilha, Wendy Fernandes Lavigne-
dc.contributor.authorCavalcante, Rivelino Martins-
dc.contributor.authorSantiago, Ithala Saldanha de-
dc.contributor.authorFernandes, Gabrielle Melo-
dc.date.accessioned2021-05-14T18:36:52Z-
dc.date.available2021-05-14T18:36:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jefferson Pereira; CASSIANO, Demostenis Ramos; BERTONCINI, Bruno Vieira;CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; SOUSA, Francelino Franco Leite de Matos; QUINTANILHA, Wendy Fernandes Lavigne; CAVALCANTE, Rivelino Martins; SANTIAGO, Ithala Saldanha de; FERNANDES, Gabrielle Melo. Compreensão da formação de NO2 proveniente das operações de transporte urbano e suas relações com agentes causais. Transportes, São Paulo-SP, v. 27, n. 2, p. 1-15, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.otherDOI:10.14295/transportes.v27i2.1728-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58392-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectConcentração de NO2pt_BR
dc.subjectUso do solopt_BR
dc.subjectGabarito das edificaçõespt_BR
dc.subjectVolume de tráfegopt_BR
dc.titleCompreensão da formação de NO2 proveniente das operações de transporte urbano e suas relações com agentes causaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs problemas oriundos da mobilidade urbana estão relacionados ao crescimento acelerado e não planejado das cidades, à distribuição espacial das atividades, ao crescimento expressivo do uso do automóvel, as deficiências do transporte público e a ocorrência de impactos negativos nos âmbitos sociais e ambientais, tendo como um dos principais impactos a concentração de NO2. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a influência dos fatores (gabarito das edificações, uso do solo e volume de tráfego) nas concentrações de NO2. Para tal, a complexidade do uso do solo urbano foi traduzida por meio do indicador que mede a diversidade do uso do solo urbano, entropia. As concentrações de NO2 foram medidas através de um método de amostragem passiva. Como principais resultados verificou-se que o volume de tráfego veicular aliado a elevada entropia se relacionam diretamente com as concentrações de NO2. O gabarito das edificações se relaciona com estas concentrações mas não de forma tão direta, pois tal fator pode ser suprimido pelo tráfego veicular ou influenciado por fenômenos naturais que facilitam ou não a dispersão de NO2.pt_BR
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