Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58375
Tipo: Resumo
Título : Aspectos que influenciam a permanência na universidade: estudo da adaptação dos alunos ingressantes no período de 2020 do curso de Engenharia de Minas da UFC em Crateús
Autor : Santos, Francisco Wylhan Pereira dos
Cota, Tiany Guedes
Palabras clave : Permanência Universitária;Ensino remoto;Engenharia de Minas
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús
Citación : SANTOS, Francisco Wylhan Pereira dos; COTA, Tiany Guedes. Aspectos que influenciam a permanência na universidade: estudo da adaptação dos alunos ingressantes no período de 2020 do curso de Engenharia de Minas da UFC em Crateús. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 132, 2020.
Resumen en portugués brasileño: Na chegada do estudante no ensino superior, os ingressantes se deparam com vários desafios e dificuldades relacionadas a diferentes fatores, como dificuldades na adaptabilidade ao ambiente universitário e nos componentes curriculares do ciclo básico. Estes desafios podem levar os alunos a perderem a motivação pelo ensino, sendo a evasão e retenção em disciplinas iniciais problemáticas recorrentes nos cursos de graduação do Campus da UFC em Crateús, em especial no curso de Engenharia de Minas. Além disso, a pandemia de Covid-19, que assolou em uma escala mundial, trouxe consigo vários desafios para a educação, como o distanciamento social e a busca de suporte necessário para o oferecimento do ensino remoto. Em virtude disso, as problemáticas já existentes agravaram-se neste período. Este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar as principais dificuldades enfrentadas pelos ingressantes no primeiro período de 2020 do curso de Engenharia de Minas da UFC em Crateús. Através de questionário eletrônico disponibilizado aos discentes, coletou-se informações referentes a percepção das aulas remotas. De forma complementar, foram realizadas análises do rendimento acadêmico, quantidade de ingressantes que realizaram a supressão de disciplinas e o trancamento total. O questionário contou com a participação de 26 alunos do semestre 2020.1 do curso de Engenharia de Minas, sendo a representatividade da turma de 54,2%. Foi observado que 50% dos alunos classificaram as aulas remotas como regulares ou ruim, ao passo que apenas 15% dos entrevistados consideraram que seu nível de aprendizagem durante as aulas remotas foi ótimo. Torna-se importante destacar que 38,5% dos discentes consideraram regular a interação com colegas de curso e 46,2% consideraram regular a interação com os professores. As principais dificuldades apontadas pelos alunos foram a falta de planejamento e organização das suas atividades, como também, conseguirem conciliar tarefas pessoais e acadêmicas. Em relação ao rendimento acadêmico, 22,9% da turma obtiveram aprovação em todas as disciplinas no semestre. Quanto a supressão de disciplinas, 27 alunos fizeram a solicitação e destes, 6 solicitaram o trancamento total. Ainda em relação a supressão de disciplinas, mais de 70% dos alunos alegaram não terem conseguido acompanhar as disciplinas de forma remota. Neste sentido, fica evidente que a Universidade tem um papel protagonista na elaboração de ações de permanência e na aplicabilidade das mesmas, assim, possibilitando não apenas uma melhor integração ao ambiente acadêmico, mas também motivação e condições para o aluno progredir no curso.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58375
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EUCRATEÚS - PPE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_resumo_eve_fwpsantos.pdf138,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.