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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Influência da temperatura e da velocidade de trafego na previsão de área trincada de pavimentos asfálticos
Título em inglês: Influence of temperature and traffic speed on asphalt pavement predicted cracked area
Autor(es): Santos, Anthony Belo Vasconcelos
Soares, Jorge Barbosa
Babadopulos, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima
Palavras-chave: Pavimentos asfálticos;Fadiga;Área trincada;Dimensionamento mecanísco-empírico
Data do documento: 2020
Citação: SANTOS, Anthony Belo Vasconcelos; SOARES, Jorge Barbosa; BABADOPULOS, Lucas Feitosa de Albuquerque Lima. Influência da temperatura e da velocidade de trafego na previsão de área trincada de pavimentos asfálticos. Transportes, São Paulo-SP, v. 28, n. 4, p. 1-15, 2020.
Resumo: O Brasil passa por um importante momento na área da pavimentação asfál5ca com a proposição de atualização do método de dimensionamento. Neste trabalho é inves5-gada a importância das variáveis de temperatura e velocidade de tráfego na previsão de área trincada do reves5mento asfál5co (%AT) no tempo por meio do programa CAP3D-D. Por meio de ro5nas de análise mecanicistas aliadas a funções empíricas de previsão, foi inves5gado o desempenho de 4 misturas em 16 cenários diferentes, consi-derando a mesma estrutura de pavimento. Os resultados confirmam significa5va sensi-bilidade de respostas de %AT, com variações de 6 a 40% ao fim de 120 meses em simu-lação entre temperaturas da Região Nordeste e Sul do Brasil, respec5vamente, e de va-riações de até 33% para comparações entre 10 km/h e 90 km/h. Mostra-se que além dos diferentes resultados de trincamento, as misturas apresentaram diferentes níveis de sensibilidade às variações de clima e velocidade, evidenciando a importância de se con-siderar estes parâmetros nas previsões de %AT.
Abstract: Brazil is going through an important moment in the pavement industry due to an ongo-ing development of a mechanis5c-empirical pavement design method. In this paper, the importance of two variables in the predic5on of cracked area over 5me, temperature and traffic speed, is inves5gated using the CAP3D-D soHware. A mechanis5c analysis along with empirical transfer func5ons is used to analyze 4 Hot Mix Asphalt considering 16 different scenarios with the same pavement structure. The results confirm the signif-icant sensi5vity of the predicted cracked area to the variables inves5gated, with varia-5ons from 6 to 40% through a 120-month simula5on between temperatures in the Northeast and South regions of Brazil, respec5vely, and varia5ons of up to 33% for com-parisons between 10 km/h and 90 km/h, respec5vely. It is shown that in addi5on to producing different cracking results, the mixtures showed different levels of sensi5vity to temperature and vehicle speed varia5ons, making it clear the importance of consid-ering these parameters in pavement desig
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58333
ISSN: 2237-1346
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