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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58236
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Pedagogia racionalista e os desafios da educação escolar no Brasil contemporâneo |
Otros títulos : | La pedagogía racionalizada y los desafíos de la educación escolar en el Brasil contemporáneo |
Título en inglés: | Rationalist pedagogy and the challenges of school education in contemporary Brazil |
Autor : | Lima, Edson Silva de Merlo, Evilyn Oliveira |
Palabras clave : | Educação libertária;Pedagogia racionalista;Neoconservadorismo |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | LIMA, Edson Silva de; MERLO, Evilyn Oliveira. Pedagogia racionalista e os desafios da educação escolar no Brasil contemporâneo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 42, n. 83, p. 182-194, set./dez. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Nesse artigo propomos uma reflexão que coloca em primeiro plano as contribuições da chamada pedagogia racionalista em contraponto às tradições educacionais burguesa e confessional do início do século XX. Discute-se igualmente a importância de suas teorias no universo prático da educação libertária, bem como seus desdobramentos na educação contemporânea. Isso implica debater os desafios impostos pela crise política e, portanto, do neoconservadorismo, como foro de uma educação apolítica ou acrítica. Para tanto, destacamos as discussões em torno do projeto Escola sem partido, que tem se mostrado como um dos maiores desafios da educação escolar no Brasil. |
Abstract: | In this article we propose a reflection that puts in the foreground the contributions of the so - called rationalist pedagogy as a counterpoint to the bourgeois and confessional educational traditions of the early twentieth century. Discussing the importance of his theories in the practical universe of libertarian education, as well as its unfolding in contemporary education. This implies discussing the challenges posed by the political crisis and, therefore, neo-conservatism, as a forum for an apolitical or uncritical education. In order to do so, we call the discussions around the “non-party school”, which has been shown as one of the greatest challenges of school education in Brazil. |
Resumen en español: | En este artículo proponemos una reflexión que pone en primer plano los aportes de la llamada pedagogía racionalista frente a las tradiciones educativas burguesas y confesionales desde principios del siglo XX. Nos proponemos discutir la importancia de sus teorías en el universo práctico de la educación libertaria, así como sus desarrollos en la educación contemporánea. Esto implica debatir los desafíos que impone la crisis política y, por tanto, del neoconservadurismo, como foro para una educación apolítica o acrítica. Para ello, llamamos a discusiones en torno a la “escuela sin partido”, que ha demostrado ser uno de los mayores desafíos de la educación escolar en Brasil. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58236 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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