Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58217
Type: | TCC |
Title: | Residência pedagógica: relação teoria e prática na formação docente |
Authors: | Lemos, Andrelina Moraes Coelho |
Advisor: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Keywords: | Residência pedagógica;Formação docente;Relação teoria-prática;Estágio |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | LEMOS. A. M. C. Residência pedagógica: relação teoria e prática na formação docente. 2021. 39 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Para a formação de professores devemos pensar na relação, teoria e prática como duas entidades que precisam uma da outra. A Residência Pedagógica é um programa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que tem como um dos objetivos fomentar a formação inicial de discentes, para que estes possam usar de forma ativa a relação entre teoria e prática, assim induzindo a reformulação do estágio supervisionado nas licenciaturas. Desta forma, o programa Residência Pedagógica possibilita que o professor não seja encaminhado à sala de aula sem um arcabouço teórico que justifique as suas práticas pedagógicas. Neste trabalho também irei relatar minha experiência no programa da Residência Pedagógica, e como este foi dividido em quatro fases: observação, investigação, intervenção e pôr fim a regência. |
Abstract: | For the training of teachers we must think of the relationship, theory and practice as two entities that need each other. The Pedagogical Residence is a program of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) whose objective is to promote the initial training of students, so that they can actively use the relationship between theory and practice, thus inducing the reformulation supervised internship in undergraduate courses. In this way, the Pedagogical Residency program allows the teacher not to be taken to the classroom without a theoretical framework that justifies his pedagogical practices. In this work I will also report my experience in the Pedagogical Residency program, and how it was divided into four phases: observation, investigation, intervention and ending the conduct. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58217 |
Appears in Collections: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_amclemos.pdf | 996,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.