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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58207
Tipo: | TCC |
Título : | A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twigs no videoclipe "M3LL155X" |
Autor : | Peixoto, Marcio Silva |
Tutor: | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos |
Palabras clave : | Auto-representação;Autoficção;Autorretrato;Audiovisual;Videoclipe |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | PEIXOTO, Marcio Silva. A criação de si no audiovisual: perspectivas de análise do processo de auto-representação de FKA Twigs no videoclipe "M3LL155X". Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa consiste em um estudo sobre os modelos e a prática da auto-representação e a sua articulação na linguagem audiovisual, para uma análise do videoclipe "M3LL155X", e dos processos de subjetivação realizados pela artista multimídia FKA Twigs. Com a pesquisa objetiva-se compreender o modo de operação desses processos de criação de si na seara do audiovisual, articulados a partir da própria linguagem do dispositivo do vídeo, e dos modos de enunciação da artista na imagem do videoclipe. Para tanto, recorre-se, metodologicamente, a uma revisão bibliográfica das escritas de si e de um pensamento da estética da existência em Foucault, de uma atualização dos conceitos de autoficção e autorretrato, presentes em Klinger e Bellour, respectivamente, e de apontamentos teóricos e técnicos acerca da linguagem do vídeo e do videoclipe, em autores como Dubois, Krauss, Machado, e Soares. Conclui-se, sobre FKA Twigs e o videoclipe "M3LL155X", que a autora configura-se como uma autora performática, e que a linguagem audiovisual é utilizada aqui para a criação de, não apenas um, mas diferentes mitos da própria artista. A partir da utilização de uma série de recursos técnicos, iconografias, e simbolismos, a artista opera relembranças, faz projeções, e partilha um discurso sobre a sua identidade feminina. Observa-se, então, sobre a prática da auto-representação na contemporaneidade, ser esse um espaço de potencialidades estéticas, políticas e filosóficas do sujeito contemporâneo, e que o ato de criação de si é, de fato, uma prática de linguagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58207 |
Aparece en las colecciones: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
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