Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58204
Tipo: | Resumo |
Título : | Garotas Tech dos sertões: ações internas |
Autor : | Araujo, Raniely Freitas Andrade, Lisieux Marie Marinho dos Santos Barbosa, Claudia Sousa Santos, Simone de Oliveira |
Palabras clave : | Integração;Amadurecimento;Fomento |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará - Campus Crateús |
Citación : | ARAUJO, Raniely Freitas; ANDRADE, Lisieux Marie Marinho dos Santos; BARBOSA, Claudia Sousa; SANTOS, Simone de Oliveira. Garotas Tech dos sertões: ações internas. Anais... Encontros Universitários da UFC em Crateús, Crateús, p. 104, 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | O cenário de 2020 foi desafiador para o campo educacional presencial. Devido à pandemia da Covid-19, estratégias de adaptação e adequação foram necessárias e, para o Projeto de Extensão Garotas Tech dos Sertões de Crateús (Gatech), não foi diferente. As atividades previstas para o segundo ano do projeto foram ajustadas para a modalidade virtual e requereu da equipe de trabalho acompanhamento mais próximo. Atualmente, o projeto conta com a participação de 7 membros, com duas docentes e 5 estudantes, sendo que 2 ingressaram na equipe após suspensão das atividades presenciais no Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús. Considerando essas dificuldades, procurou-se estratégias para fortalecer o vínculo dos membros internos, impulsionar as atividades adaptadas e fomentar o conhecimento dos envolvidos. Foram adotadas reuniões mensais divididas em 3 momentos: integração, leitura de trabalhos e planejamento das ações. O momento integrativo era conduzido de forma espontânea, em que as participantes compartilhavam os desafios, emoções e metas enfrentados nas atividades pessoais e de estudo, e umas às outras apoiavam-se com o compartilhamento de estratégias que faziam uso para superar situações semelhantes. Dessa forma, um momento socioemocional leve, descontraído e de fortalecimento de vínculo foi desenhado. A segunda etapa do encontro era centrada na leitura de trabalhos científicos que abordassem a temática do papel da mulher na área de TI, ou que apresentassem o relato de ações similares ao Gatech em diversos contextos. A cada encontro, duas participantes compartilhavam suas percepções sobre um artigo escolhido, relatando seus pontos fortes e fracos, como também a visualização de possíveis ações futuras para implantação ao projeto Gatech. Esses momentos permitiram a compreensão da importância do ensino-pesquisa junto à extensão, proporcionando aos envolvidos o debate e a discussão de temáticas, assim como a aproximação junto aos métodos de pesquisa, leitura e apresentação de ideias em mecanismos formais, como o artigo científico. As reuniões eram finalizadas com a reflexão sobre as ações adotadas no mês anterior, através de uma autoavaliação e partilha de novos conhecimentos adquiridos durante cada intervalo de encontro, tais como: abordagens mais efetivas para as redes sociais, campanhas, conteúdos e convidados. Infelizmente não foi aplicado questionário de auto avaliação das atividades, contudo observou-se que a adequação da metodologia acompanhou o amadurecimento do grupo, fortaleceu o vínculo, e permitiu um melhor conhecimento sobre as habilidades e competências individuais dos membros. Tendo como fruto destas ações um artigo curto premiado no XV Women in Information Technology. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58204 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EUCRATEÚS - MAE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_resumo_eve_rfaraujo.pdf | 135,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.