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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58195| Tipo: | Resumo |
| Título : | Programa Locus: Guardiões do Ambiente |
| Autor : | Souza, Maria Dalice Alexandre de Viana, Romell Parene Bonfim, Zulmira Aurea Cruz |
| Palabras clave : | Educação ambiental;Sustentabilidade;Índios - Cultura |
| Fecha de publicación : | 2016 |
| Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
| Citación : | SOUZA, Maria Dalice Alexandre de; VIANA, Romell Parene; BONFIM, Zulmira Aurea Cruz. Programa Locus: Guardiões do Ambiente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
| Resumen en portugués brasileño: | O Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental – LOCUS – vem através do Programa Locus reconhecendo a diversidade cultural e étnica que a própria nação desconhece: indígenas. Em 2016, dando continuidade a este programa, estamos fazendo uma articulação com os Povos indígenas Pitaguary. O Locus, por meio do Projeto “Guardiões do Ambiente”, voltado a adolescentes e jovens em idade escolar, se esforça na tentativa de promover o diálogo, os conhecimentos sistemáticos pelo campo da Psicologia e os saberes tradicionais dos diversos povos originários. O objetivo desta intervenção é resgatar, valorizar e expandir os costumes, os rituais e as crenças indígenas através destes jovens estudantes, para que percebam a importância de sua cultura e tradições. O projeto está sendo realizado com a participação de professores, alunos do doutorado, graduação (Psicologia/Ciências Econômicas) do Locus e com a colaboração de lideranças indígenas. Para darmos início a esta articulação, foram feitas várias visitas ao Povo Pitaguary, na aldeia da Monguba, procurando tomar conhecimento das necessidades desses povos quase excluídos da sociedade e questionando como os pesquisadores, profissionais e estudantes podem contribuir para reconhecer e valorizar as diferenças culturais. A metodologia constitui-se de grupos de estudos, que fomentam nossos conhecimentos; pesquisas em campo; planejamentos com as lideranças e as trilhas ambientais realizadas na reserva indígena. Estas duas últimas atividades foram tentativas para incentivar os jovens indígenas e não indígenas a resgatar a diversidade da flora nativa e sua importância para a região, para os animais e para os seres humanos. Os resultados esperados deste projeto é fortalecer a Identidade destes povos e contribuir com a Sustentabilidade, a Educação Ambiental e a Saúde. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58195 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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