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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58195Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Maria Dalice Alexandre de | - |
| dc.contributor.author | Viana, Romell Parene | - |
| dc.contributor.author | Bonfim, Zulmira Aurea Cruz | - |
| dc.date.accessioned | 2021-05-05T13:11:21Z | - |
| dc.date.available | 2021-05-05T13:11:21Z | - |
| dc.date.issued | 2016 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Maria Dalice Alexandre de; VIANA, Romell Parene; BONFIM, Zulmira Aurea Cruz. Programa Locus: Guardiões do Ambiente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58195 | - |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Índios - Cultura | pt_BR |
| dc.title | Programa Locus: Guardiões do Ambiente | pt_BR |
| dc.type | Resumo | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | O Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental – LOCUS – vem através do Programa Locus reconhecendo a diversidade cultural e étnica que a própria nação desconhece: indígenas. Em 2016, dando continuidade a este programa, estamos fazendo uma articulação com os Povos indígenas Pitaguary. O Locus, por meio do Projeto “Guardiões do Ambiente”, voltado a adolescentes e jovens em idade escolar, se esforça na tentativa de promover o diálogo, os conhecimentos sistemáticos pelo campo da Psicologia e os saberes tradicionais dos diversos povos originários. O objetivo desta intervenção é resgatar, valorizar e expandir os costumes, os rituais e as crenças indígenas através destes jovens estudantes, para que percebam a importância de sua cultura e tradições. O projeto está sendo realizado com a participação de professores, alunos do doutorado, graduação (Psicologia/Ciências Econômicas) do Locus e com a colaboração de lideranças indígenas. Para darmos início a esta articulação, foram feitas várias visitas ao Povo Pitaguary, na aldeia da Monguba, procurando tomar conhecimento das necessidades desses povos quase excluídos da sociedade e questionando como os pesquisadores, profissionais e estudantes podem contribuir para reconhecer e valorizar as diferenças culturais. A metodologia constitui-se de grupos de estudos, que fomentam nossos conhecimentos; pesquisas em campo; planejamentos com as lideranças e as trilhas ambientais realizadas na reserva indígena. Estas duas últimas atividades foram tentativas para incentivar os jovens indígenas e não indígenas a resgatar a diversidade da flora nativa e sua importância para a região, para os animais e para os seres humanos. Os resultados esperados deste projeto é fortalecer a Identidade destes povos e contribuir com a Sustentabilidade, a Educação Ambiental e a Saúde. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_resumo_eve_mdasouza.pdf | 72,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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