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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58117
Tipo: | TCC |
Título : | A percepção do fortalezense sobre o patrimônio cultural: a educação patrimonial na preservação cultural |
Autor : | Conrado, Déborah Monnise |
Tutor: | Nunes, Jefferson Veras |
Palabras clave : | Patrimônio Cultural;Educação Patrimonial;Preservação Cultural |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | CONRADO, Déborah Monnise. A percepção do fortalezense sobre o patrimônio cultural: a educação patrimonial na preservação cultural. Orientadoir: Jefferson Veras Nunes. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Departamento de Ciências da Informação, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata sobre cultura e patrimônio, tendo como foco o Patrimônio Cultural de Fortaleza, apresentando o papel da Educação Patrimonial para a sua preservação cultural. Assim, o principal objetivo é analisar em que medida a percepção do patrimônio cultural de Fortaleza pelos sujeitos que nele estão inseridos, pode contribuir para a preservação cultural da cidade, quando aliado às práticas educativas patrimoniais. Logo, esse estudo buscou como objetivos específicos: compreender a cultura e o patrimônio sob seus aspectos históricos e sociais, além de identificar a visão dos respondentes sobre o cenário cultural fortalezense e, por fim, apresentar a Educação Patrimonial na conservação da identidade e memória coletiva da cidade. O estudo foi desenvolvido em caráter exploratório, sob abordagem quanti-qualitativa, utilizando como procedimento técnico de coleta de dados o questionário. O instrumento foi aplicado nas redes sociais a um público diversificado, sendo relevante para a amostra pessoas que mantivessem alguma relação com a cidade de Fortaleza. As análises e interpretação dos dados ocorreram com base no método da Análise de Conteúdo. Como resultado, infere-se que a percepção do patrimônio cultural pode contribuir para que os indivíduos despertem para a noção de pertencimento à cidade. E, a partir disso, reconheçam a necessidade da importância da preservação cultural e de ações que cumpram com esse propósito. |
Abstract: | It deals with culture and heritage, focusing on the Cultural Heritage of Fortaleza, presenting the role of Heritage Education for its cultural preservation. Thus, the main objective is to analyze to what extent the perception of the cultural heritage of Fortaleza by the subjects who are inserted in it, can contribute to the cultural preservation of the city, when allied to the heritage educational practices. Therefore, this study aimed as specific objectives: to understand culture and heritage under its historical and social aspects, in addition, to identify the interviewees’ responses about the cultural scene in Fortaleza and, finally, to present Heritage Education in the conservation of identity and collective memory of the city. The study was developed on an exploratory basis, using a quantitative and qualitative approach, using the questionnaire as the technical procedure for data collection. The instrument was applied on social networks to a diverse audience, being relevant to the sample who had some relationship with the city of Fortaleza. The discussions and interpretation of the data occurred based on the Content Analysis method. As a result, it is inferred that the perception of cultural heritage may contribute to awakening the sense of belonging to the city. And from that, recognize the need for the importance of cultural preservation and actions that fulfill this purpose. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58117 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
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