Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58050
Tipo: Resumo
Título : Avaliação dos três anos do Programa Inglês Sem Fronteiras na UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017)
Autor : Pontes, Maria Angelica Ferreira
Borges, Vladia Maria Cabral
Palabras clave : Programa Inglês Sem Fronteiras;Língua inglesa - Proficiência;Língua inglesa - Estudo e ensino;Linguagem e línguas - Estudo e ensino;Universidade Federal do Ceará - Internacionalização
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : PONTES, Maria Angelica Ferreira; BORGES, Vladia Maria Cabral. Avaliação dos três anos do Programa Inglês Sem Fronteiras na UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: O Programa Inglês Sem Fronteiras foi lançado, em 18 de dezembro de 2012, pela Secretaria de Ensino Superior, SESU/MEC, com apoio da CAPES, com o objetivo de auxiliar a formação e capacitação de alunos de graduação nas instituições de educação superior a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. As práticas do Programa Inglês Sem Fronteiras são voltadas para o planejamento de ações voltadas para o melhoramento da proficiência linguística e, consequentemente, na maior capacidade de internacionalização da UFC. Para isso, o Programa Inglês Sem Fronteiras na UFC, através do Núcleo de Língua Inglesa, oferta diversos cursos presenciais (Desenvolvimento de habilidades orais de compreensão e produção na língua estrangeira, Desenvolvimento de habilidades escritas de compreensão e produção na língua estrangeira, Desenvolvimento de habilidades acadêmicas na língua estrangeira, Preparação para testes de proficiência na língua estrangeira, Produção de Abstracts e Comunicações Orais, Tópicos Culturais dos Países de Língua Inglesa) utilizando uma abordagem comunicativa com o auxílio de material autêntico de gêneros acadêmicos e tipologia diversa que tem atendido, em média, 540 alunos por ano. Além disso, o programa contribui com a formação dos alunos do curso de Letras-Inglês por meio de uma sistemática iniciação à docência, orientada por dois coordenadores pedagógicos. Mais de quinze alunos do curso de Letras já atuaram como professores no NucLi. O programa também é responsável pela aplicação de testes TOEFL, que avaliam o nível de proficiência em língua inglesa do participante. Em 2014, 3354 testes foram aplicados. Já em 2015, 4100 candidatos se inscreveram para realizar o exame. As práticas do Inglês sem Fronteiras na UFC cada vez mais contribuem social e culturalmente para a formação dos alunos que participam do programa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58050
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mafpontes.pdf75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.