Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57988
Type: | Livro |
Title: | Os Jesuítas: a escrita de si no corpo historiado dos índios: reflexões sobre o papel da sua ação missionária na experimentação de uma pedagogia moderna: um ensaio de crítica histórica |
Authors: | Cavalcante, Maria Juraci Maia |
Keywords: | Jesuítas;Missões;Pedagogia |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Imprensa Universitária |
Citation: | CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. Os Jesuítas: a escrita de si no corpo historiado dos índios: reflexões sobre o papel da sua ação missionária na experimentação de uma pedagogia moderna: um ensaio de crítica histórica. Ebook. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2021. (Estudos da Pós Graduação). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57988. Acesso em: |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este estudo revisita a trajetória da Companhia de Jesus, entre os séculos XVI e XX, como missionários e intelectuais, na função de catequistas, educadores, cientistas e diplomatas, em meio a ações contínuas e interrompidas, por força de apoios e embates políticos com monarquias e repúblicas, que levam os Jesuítas da Europa ocidental para o Oriente e Novo Mundo, trazendo-os depois ao refúgio no leste europeu. Utiliza fontes historiográficas e documentais, dos acervos de Portugal e do Brasil. Examina em particular a Missão Setentrional dos Jesuítas Portugueses Dispersos, exilados pela República portuguesa, que os traz de volta ao nordeste do Brasil de onde foram expulsos pela política pombalina, em meados do século XVIII. Como ensaio de crítica histórica, propõe uma reflexão sobre a ação dos Jesuítas na produção de uma escrita de si no corpo historiado dos índios e experimentação de uma pedagogia moderna. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57988 |
ISBN: | 978-65-88492-55-0 |
Appears in Collections: | IU - Livros PRPPG - Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_liv_mjmcavalcante.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.