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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57980
Type: | Dissertação |
Title: | O uso de técnicas de testes com usuário combinadas com visualização de dados para aperfeiçoar um jogo masocore de plataforma 2D |
Title in English: | The use of user testing techniques combined with data visualization to improve a 2D platform masocore game |
Authors: | Bastos, Arthur Silva |
Advisor: | Santos, Emanuele Marques dos |
Co-advisor: | Gomes, George Allan Menezes |
Keywords: | Level design;Testes com usuários de jogos;Visualização de dados |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | BASTOS, Arthur Silva. O uso de técnicas de testes com usuário combinadas com visualização de dados para aperfeiçoar um jogo masocore de plataforma 2D. 2021. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Conforme a indústria de videogames avança, criar jogos para jogadores mais diversos e exigentes torna-se uma tarefa cada vez mais complexa. Desenvolvedores modernos aplicam métodos de Games User Research (GUR) a fim de tomar decisões mais bem informadas baseadas no público-alvo. Métodos tradicionais incluem observação, entrevista e questionário. Para se obterem informações detalhadas a respeito dos usuários, métodos complementares podem ser necessários. Este trabalho analisa a inclusão de dois métodos complementares de baixo custo, o eye-tracking por meio de webcam e a telemetria, com auxílio de visualização de dados, em uma rotina de testes. Os dados adquiridos por estes métodos foram visualizados por meio de uma ferramenta customizada de acordo com as necessidades do projeto, que foi devidamente testada por profissionais e estudantes da área. O desenvolvimento de três versões de um jogo de plataforma hardcore 2D cujo diferencial reside em mecânicas de atenção multitarefa mostrou, por meio da comparação entre os protótipos, que os métodos complementares escolhidos identificaram uma parcela significativa dos problemas de gameplay encontrados. A análise da ferramenta mostrou que os dados advindos de métricas e eye-tracking proveram discernimento a respeito de multitasking e level design. O trabalho, por fim, discute os desafios em se avaliarem protótipos sob o critério da agradabilidade da experiência quando a frustração é um elemento de gameplay desejável. |
Abstract: | As the video game industry evolves, creating games for more diverse and demanding players becomes an increasingly complex task. Modern developers apply methods of Games User Research (GUR) to make better informed decisions based on the target audience. Traditional methods include observation, interview and questionnaire. To obtain detailed information about users, complementary methods may be required. This thesis analyzes the inclusion of two complementary low-cost methods, namely webcam-based eye-tracking and telemetry, combined with the data visualization, in a testing routine. The data acquired by these methods were visualized using a tool customized according to the needs of the project, which was duly tested by professionals and students in the field. The development of three versions of a 2D hardcore platform game whose differential lies in its multitasking mechanics showed, through the comparison of the prototypes, that the chosen complementary methods highlighted a significant part of the gameplay issues encountered. Analysis of the tool showed that the data derived from metrics and eye-tracking provided insight into multitasking and level design. Finally, the work discusses the challenges in evaluating prototypes under the criterion of the pleasantness of the experience when frustration is a desirable gameplay element. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57980 |
Appears in Collections: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
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