Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57951
Tipo: Resumo
Título: Estudo das contribuições do Programa Inglês Sem Fronteiras para a internacionalização da UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017)
Autor(es): Sousa, Livia Ramos de
Braga, Rondinelly Castelo
Borges, Vladia Maria Cabral
Palavras-chave: Programa Inglês Sem Fronteiras;Universidade Federal do Ceará - Internacionalização;Internacionalização da educação;Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUSA, Livia Ramos de; BRAGA, Rondinelly Castelo; BORGES, Vladia Maria Cabral. Estudo das contribuições do Programa Inglês Sem Fronteiras para a internacionalização da UFC (Inglês Sem Fronteiras na UFC - HA00.2014.PG.0017). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal explicar e avaliar o funcionamento o Programa Inglês Sem Fronteiras (IsF) na UFC e a sua importância para a comunidade universitária que vivencia um processo intenso de internacionalização. O IsFdesenvolve atualmente uma série de ações que visam desenvolver a proficiência em língua inglesa do corpo discente, docente e técnico-administrativo da UFC, potencializando as chances de intercâmbios variados, principalmente os relacionados ao Programa Ciência Sem Fronteiras. Algumas dessas ações são: a aplicação de testes TOEFL aos candidatos da Ciência Sem Fronteiras ao longo de todo o ano; o acompanhamento tutorial de 14.000 alunos da UFC que cursam o MyEnglish Online (curso online de língua inglesa ofertado via CAPES-MEC) e o Núcleo de Língua Inglesa local, o NucLi, que oferta cursos presenciais em diversos níveis de proficiência para cerca de 450 alunos por ano.Outros objetivos específicos do IsF são: o desenvolvimento de habilidades comunicativas e acadêmicas em língua inglesa a fim de que o aluno obtenha aprovação nos exames de proficiência nessa língua estrangeira; desenvolvimento de habilidades orais de compreensão e produção em língua inglesa visando capacitar o aluno a desempenhar suas atividades acadêmicas em instituições estrangeiras de nível superior, e o desenvolvimento de habilidades escritas de compreensão e produção em língua inglesa com vistas a capacitar o aluno a desempenhar suas atividades acadêmicas em instituições estrangeiras de nível superior. Nesse universo de ações, trataremos dos dados de planejamento, implementação e avaliação do trabalho voltado para os servidores-técnico administrativos, especificamente, em processo de familiarização com os testes TOEFL, e realizado com o apoio da PROGEP.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57951
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lrsousa.pdf76,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.